IPUC
FATIPUC

51 2103-3000


Técnico em Contabilidade Parecer de autorização CEED nº 404/2017


A contabilidade é uma área em constante processo de evolução adequando-se às novas exigências e necessidades da sociedade. O profissional da área se destacará pela visão de futuro e capacidade de antecipar tendências de competitividade, adaptando-se às mudanças exigidas pela globalização e às novas tecnologias.

O profissional da área contábil possui amplas possibilidades de atuação, pois suas responsabilidades vão desde as atividades voltadas ao setor contábil e fiscal tais como financeira, faturamento, departamento pessoal ou qualquer outra atividade administrativa. Além disso, quem deseja trabalhar na área pública pode comemorar, pois, frequentemente são abertos concursos com vagas específicas para quem tem Curso Técnico em Contabilidade. Confira algumas das oportunidades na área divulgadas no site do Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul: http://www.crcrs.org.br/empregos-oportunidades.

Duração do Curso

2 Semestres - Matrícula semestral

Próximas Turmas

Previsão de próximas turmas para 2020/2

Requisitos de Acesso

  • 16 anos completos;
  • Estar cursando o Ensino Médio ou já tê-lo concluído.

Documentação para matrícula

  • Fotocópia da identidade;
  • Fotocópia do CPF;
  • Fotocópia do comprovante (atual) de endereço;
  • Histórico de conclusão do Ensino Médio original ou fotocópia autenticada em cartório;
  • Se estiver cursando o Ensino Médio, o aluno deverá apresentar atestado de matrícula e frequência;
  • * Fotocópia da carteira de identidade, do CPF e de um comprovante de residência atual do contratante (o comprovante deve estar com o endereço completo), caso o responsável pela matrícula não seja o próprio aluno.
  • * Cadastro sujeito a análise.

Dúvidas Frequentes – Perguntas e Respostas

Nunca fui muito bom em Matemática, posso fazer Técnico em Contabilidade?

Ao contrário que muitos pensam, contabilidade não é uma ciência exata e sim, social. No curso estuda-se, sim, a disciplina de matemática, mas não é a base do curso, não é só cálculos e mais cálculo, deve-se observar um conjunto. Um contador tem que ser bom em matemática, mas ele ter conhecido em legislação, tem que se atualizar frequentemente e gostar muito de valores.

Preciso terminar o curso para atuar na área?

Ao iniciar o curso já é possível estagiar na área. São amplas as possibilidades de atuação: departamento pessoal, financeiro, fiscal, atuar em repartições públicas ou ainda auxiliar qualquer outra atividade administrativa.

Qual é a legalidade do curso técnico em contabilidade, em especial, após o advento da lei 12.249/2010?

Os diplomas dos cursos Técnicos em Contabilidade estão plenamente amparados e tem assegurado a validade nacional da habilitação profissional que representam. Nada mudou quanto à existência legal dos Cursos Técnicos em Contabilidade. Eles continuam sendo previstos normalmente no Catálogo Nacional de Cursos Técnicos de Nível Médio, criado pela portaria MEC n o 870/2008, com base na resolução CNE/CEB no 9.295/46.

Estrutura Curricular

Sem Disciplina
Contabilidade Geral
Esta disciplina desenvolve o aluno para executar rotinas de registro contábil de diversos fatos identificadores dos elementos patrimoniais e elementos de apuração de resultado de acordo com a regulamentação técnica baseada nos Princípios Fundamentais de Contabilidade e demais normas profissionais, e assim, extrair dos seus registros, informações para elaboração de demonstrações contábeis.
Matemática Financeira
Através dos conhecimentos desta disciplina o aluno será capaz de sintetizar dados quantitativos e qualitativos, desenvolver operações matemáticas voltadas a ciência das finanças, realizando cálculos básicos necessários a prática administrativa do cotidiano.
Legislação Trabalhista Aplicada
Esta disciplina permite o conhecimento dos principais conceitos da Legislação Trabalhista pertinentes ao dia a dia do profissional contábil.
Contabilidade Pública
Esta disciplina proporciona uma análise da dinâmica da Contabilidade Governamental.
Legislação Contábil e Comercial
O principal objetivo desta disciplina é auxiliar na compreensão da Legislação Contábil e Comercial, permitindo o aluno detectar e indicar a legislação pertinente nas práticas do exercício da profissão.
Prática Contábil
Esta disciplina trabalha a prática das principais rotinas contábeis, principalmente no que tange a escrituração contábil e seus demonstrativos.
Contabilidade Gerencial e Financeira
Esta disciplina estabelece uma visão global dos conceitos e técnicas contábeis financeiros. Bem como a elaboração, interpretação e análise de relatórios gerenciais e a aplicação das ferramentas de gestão no controle de planejamento e tomada de decisões.
Contabilidade Tributária
Esta disciplina auxilia na análise do sistema tributário nacional e na interpretação da legislação tributaria aplicado sobre os principais impostos diretos e indiretos.
Contabilidade de Custos
Com esta disciplina o aluno aplica os conceitos de custos para fins de avaliação, controle dos estoques e conhecimento dos instrumentos dos sistemas de custo com objetivo de servir de base para a tomada de decisão.
Comunicação e Linguagem Escrita
Esta disciplina tem por objetivo construir com o aluno a expressão oral e escrita com desenvoltura e correção sobre textos, relatórios, desenvolvendo estratégias de leitura e interpretações textuais.
Trabalho de Conclusão de Curso
O trabalho de conclusão de curso constitui-se das atividades realizadas no decorrer do curso com finalidade de integrar os conhecimentos teóricos do curso e a prática do mercado de trabalho.

A carga horária total do Curso de Técnico em Contabilidade é de 800h/a. Não há estágio curricular obrigatório, porém, este é um dos cursos em que há muitas oportunidades de estágio extracurricular, normalmente ofertados através de agência integradora.

Tecnologia

A capacidade de utilização da tecnologia da informação tem sido apontada como uma habilidade fundamental requerida na prática dos profissionais em contabilidade.

Diante disso e para aplicação dos conteúdos teóricos, adotamos o software “Account – Contabilidade Didática”. Com este sistema transformamos o laboratório de informática em um laboratório didático de contabilidade, dando condições aos nossos alunos de testar seu aprendizado na prática, de uma maneira atraente, atual e desafiadora. Este sistema simula situações reais de toda prática enfrentada no dia a dia da contabilidade.

Além de utilizar o Account nos laboratórios de informática da Instituição, os alunos recebem licenças de uso do programa para que o instalem e o utilizem no seu computador particular, passando a reforçar seus conhecimentos adquiridos nas aulas.

Certificação

Ao aluno que integralizar o currículo do curso, sendo detentor da conclusão do Ensino Médio, é outorgado, ao final do curso, o Diploma de Técnico em Contabilidade. Caso não apresente a conclusão do Ensino Médio, será conferido Certificado de Qualificação Profissional, até a apresentação do documento exigido para retirar o Diploma.

Depoimentos


Nathália Leão, Técnica em Contabilidade.

"Fazer o Curso Técnico em Contabilidade no IPUC foi a decisão mais certeira que fiz, tracei meu caminho e com ele estou abrindo várias portas para meu crescimento profissional."

Jéssica Valadas - Técnica em Contabilidade IPUC.

“O curso técnico em contabilidade não só trouxe o diploma de técnica contábil, mais sim muitos conhecimentos na área e reconhecimentos no meu trabalho. Hoje estou cursando faculdade de Ciências Contábeis, e o técnico foi de suma importância para eu ter feito está escolha, além de eu ter um bom conhecimento que me ajuda muito nas aulas. O curso técnico é uma ótima opção para quem quer se profissionalizar rápido para o mercado de trabalho.”

Luana Bernardo Ribeiro, Técnica em Contabilidade IPUC.

"O Curso Técnico em Contabilidade na Escola IPUC foi fundamental para meu crescimento pessoal e profissional, pois através dele obtive conhecimento para desenvolver habilidades que jamais pensei possuir. Atualmente executo com facilidade e competência atividades que envolvem custos, tributações, operações financeiras e principalmente atuo com eficiência na área de Gestão de Qualidade. Sou uma pessoa muito realizada profissionalmente e devo isso aos grandes mestres do IPUC."

Raquel Corrêa, Técnica em Contabilidade.

"Concluí o Técnico em Contabilidade no IPUC em 2012/1, e só tenho a agradecer por tudo que me foi ensinado. Um ótimo curso, com professores qualificados e dedicados, que nos fazem querer ir além do ensino técnico. Encerrei o curso e iniciei um curso superior na mesma área, pois encontrei na Escola IPUC, através do curso técnico que concluí, minha profissão."