IPUC
IPUC EAD
FATIPUC
TELEFONE

Educação a Distância Parecer de Autorização Nº 428/2018


Ensino Fundamental e Ensino Médio
MATRÍCULAS
A partir de: 25/03/2019
HORÁRIO DE ATENDIMENTO
Segunda a sexta-feira: 8h às 12h e 13h às 21h.
NOVAS TURMAS
Início: 13/05/2019

Cronograma de Aulas

Segundas-feiras

33B - 3° ano do Ensino Médio (Bloco B)

 

EJA - EAD

O EJA EAD (Educação de Jovens e Adultos sob a forma de Educação a Distância) é um curso oferecido pelo IPUC que possibilita as pessoas (maiores de 18 anos) que ainda não concluíram o Ensino Médio, a finalizarem de forma mais rápida esta etapa de estudos. A educação a Distância permite aos alunos uma melhor otimização do seu tempo, podendo se dedicar a outras atividades e ao seu crescimento pessoal e profissional.

Clique aqui para acessar o Portal do Aluno do EJA-EAD
* O acesso deve ser feito somente com o navegador Google Chrome

No Ensino a Distância, você aprende sem a intervenção direta dos professores em todos os momentos, além de não ter a obrigação de dirigir-se à escola diariamente. Como o próprio nome diz, você pode estudar os conteúdos propostos a distância, isto é, fora do ambiente escolar.

Você tem um encontro por semana com seus professores. O resto do tempo estuda onde e quando quiser. Entretanto, as provas são obrigatoriamente presenciais.

Os cursos a distância não são novidade. Existem na Europa e Estados Unidos desde o século passado, sendo amplamente reconhecidos e utilizados pela população.

No Brasil, a utilização é mais recente, tendo, no entanto, apresentado um crescimento acentuado a partir de 1996, ano em que iniciou sua regulamentação pela atual LDB, isto é, pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

Atualmente, o Ensino a Distância é consagrado no mundo inteiro, aprovado por Lei e pelos povos.

É, sem dúvida, a maneira mais rápida e eficiente de levar conhecimento a um maior número de pessoas nos mais distantes recantos do mundo, particularmente àqueles que trabalham o dia todo e dispõem de pouco tempo livre ou, ainda, não podem ou não querem submeter-se a horários e rotinas fixas.

Assim, o EAD traduz-se como a verdadeira democratização do ensino, pois você estuda quando e onde quiser, esteja onde estiver.

Você tem dúvidas sobre algum aspecto do funcionamento do EJA - EAD? Veja aqui algumas das perguntas mais comuns e suas respostas.

  • Você determina a duração de seu curso

    Seja qual for o curso que você escolher, ele é composto de um determinado número de disciplinas. Você terminará o curso quando tiver concluído a todas com aprovação, ou mediante aproveitamento de estudos e teste diagnóstico. Quanto tempo levará isto? Depende só de você, de sua disponibilidade de tempo e de recursos para investir em seus estudos.

  • Você nunca fica sem auxílio

    Quantos de nós temos inibição em fazer perguntas ao professor em aula? Você está estudando para uma prova e não há aula com o professor antes do dia da prova. Quem lhe ajudará a sanar dúvidas? Estas e outras questões parecidas são situações que acontecem no dia-a-dia das escolas, mas não no EJA - EAD. Através dos plantões, você contará com uma equipe de professores especialmente preparados para lhe prestar o melhor atendimento, para esclarecer suas dúvidas, dentro dos horários estabelecidos para este serviço.

  • Como fazer contato com o professor plantonista?

    a) diretamente na escola;
    b) ou via internet, através de salas de chat exclusivas para esta finalidade;
    c) ou através de um simples telefonema, visando a marcar horário para atendimento.
    No EJA - EAD você nunca fica sem a ajuda necessária!

Como Funciona?

Na modalidade EJA EAD, você terá um encontro presencial por semana. Neste encontro, a sua presença é obrigatória e nele o professor irá trabalhar os conteúdos pertinentes à disciplina em que você está matriculado. Além das aulas, você recebe uma apostila colorida, que é elaborada pelos professores do curso e atualizada semestralmente.

Além dos encontros semanais, o aluno ainda pode esclarecer suas dúvidas ou aprofundar o conteúdo em PPI (Plantões Presenciais Individuais).

Através dos plantões (PPI - Plantão Presencial Individual), você contará com uma equipe de professores especialmente preparados para lhe prestar o melhor atendimento, para esclarecer suas dúvidas, dentro dos horários estabelecidos para este serviço.

As avaliações são presenciais na Instituição, conforme calendário estabelecido. Para aprovação o aluno deve obter nota igual ou superior a 5,0(cinco).

De forma geral, o funcionamento dos cursos a distância é muito parecido com os cursos presenciais que você já conhece. No entanto, existem algumas diferenças que passaremos a explicar detalhadamente. Para que você compreenda de forma clara, vamos abordar o assunto por tópicos


  • Como faço para me MATRICULAR no EJA EAD?

    Basta apresentar a documentação solicitada em nossa sede, na central de atendimento do EJA-EAD (das 8h às 12h e das 13h às 21h).

    Av. Guilherme Schell, 5000 - Centro - Canoas/RS

    Prédio A - Central de Atendimento

  • Como faço para esclarecer dúvidas quanto a matrícula no curso?

    Você pode entrar em contato através do fone: 51-2103.3000. Nossas atendentes terão prazer em sanar suas dúvidas.

  • Estes cursos são legais? Os certificados têm validade?

    Sim, os cursos do EJA EAD do IPUC são legais e tem validade em todo território nacional, conforme o Parecer de Autorização CEED (Conselho Estadual de Educação/RS), nº 428/2018.

Estes cursos são legais? Os certificados de conclusão têm validade? A Escola possui autorização dos órgãos competentes para ministrar tais cursos? Essas são as perguntas que você deve se fazer sempre quando optar por uma escola em que deseja se matricular, caso contrário, você poderá estar investindo mal seu tempo e dinheiro e, no final do curso, ter uma surpresa desagradável.

Para responder às questões acima, primeiro temos de esclarecer que existem cursos de duas naturezas: os livres e os oficiais.

1°) os chamados "livres", como os pré-vestibulares e aqueles cursos de idiomas, por exemplo, são cursos que não têm a exigência de fornecer certificados reconhecidos pelo sistema de ensino do país. Nesse caso, basta que a escola disponha de boas instalações e bons professores para realizar um bom trabalho. Nos cursos livres, você não está buscando um certificado que lhe confira direitos legais, mas sim adquirir conhecimentos e habilidades. No curso pré-vestibular, por exemplo, o que você quer é passar no vestibular e não um certificado de que fez o curso.

2°) os cursos oficiais obedecem a uma legislação especial para que se possa colocá-los à disposição do público. Nesse sentido, a escola tem de cumprir uma série de exigências legais e obter autorização dos órgãos oficiais a fim de ministrar tais cursos e conferir certificados com validade, isto é, que sejam reconhecidos e aceitos pelo sistema de ensino no país.

Esclarecida a diferença entre cursos livres e oficiais, passemos a relacionar a base legal que permite a realização dos cursos oficiais a distância do EJA-EAD.

Lei Federal 9394/96, em especial seu art. 80, o qual reproduzimos na íntegra.

Art. 80. O Poder Público incentivará o desenvolvimento e a veiculação de programas de ensino a distância, em todos os níveis e modalidades de ensino, e de educação continuada.

§1º. A educação a distância, organizada com abertura e regime especiais, será oferecida por instituições especificamente credenciadas pela União.

§2º. A União regulamentará os requisitos para a realização de exames e registro de diploma relativos a cursos de educação a distância.

§3º. As normas para produção, controle e avaliação de programas de educação a distância e a autorização para sua implementação, caberão aos respectivos sistemas de ensino, podendo haver cooperação e integração entre os diferentes sistemas.

§4º. A educação a distância gozará de tratamento diferenciado, que incluirá:

I - custos de transmissão reduzidos em canais comerciais de radiodifusão sonora e de sons e imagens;

II - concessão de canais com finalidades exclusivamente educativas;

III - reserva de tempo mínimo, sem ônus para o Poder Público, pelos concessionários de canais comerciais.

Decreto Federal 2494/98, que regulamenta o art. 80 da LDB, em especial seu art. 12, que delega aos Estados competência para autorizar cursos a distância, em seu território, o qual reproduzimos na íntegra.


Art. 12º Fica delegada competência às autoridades integrantes dos demais sistemas de ensino de que trata o art. 80 da Lei 9.394, para promover os atos de credenciamento de Instituições localizadas no âmbito de suas respectivas atribuições, para oferta de cursos a distância dirigidos à Educação de Jovens e Adultos e Ensino Médio.

A legislação acima citada pode ser obtida , na íntegra, através do site do MEC - Ministério da Educação e Cultura, no endereço abaixo:

MEC - Ministério da Educação e Cultura - Legislação

Parecer 816/2014, do Conselho Estadual de Educação do Rio Grande do Sul, que autoriza o IPUC a desenvolver os cursos de Ensino Fundamental e de Ensino Médio para jovens e adultos com mais de 18 anos de idade, na modalidade a distância.

Viu só, faça sua matrícula tranquilamente, porque os cursos do EJA-EAD estão totalmente dentro da Lei e 100% autorizados, o que lhe garante a certeza de que seus estudos são válidos e reconhecidos em todo o território nacional.

Requisitos de Acesso

  • Ensino Fundamental: 18 anos completos e 6ª série concluída;
  • Ensino Médio : 18 anos completos e o Ensino Fundamental concluído.

Documentação para a Matrícula

  • fotocópia do CPF e RG;
  • fotocópia de um comprovante residencial atualizado;
  • histórico original de transferência (até a série/ano concluído);
  • histórico original de conclusão do Ensino Fundamental, para a matrícula no Ensino Médio.

Investimento

Para cada trimestre (um bloco de disciplinas) o valor é parcelado em 3x de R$ 285,00 (com o material didático incluso). Para os pagamentos em dia, até a data do vencimento, desconto de R$ 20,00 nas parcelas: R$ 265,00.

Sobre a duração do curso e estudos anteriores

Alunos com o Ensino Fundamental completo, o tempo de duração para a conclusão do Ensino Médio será em um ano e meio. Já os que possuem o primeiro ano do EM concluído, o tempo de conclusão será de um ano. Aqueles que possuem o segundo ano completo, levarão dois trimestres para a conclusão do Ensino Médio. Outras situações deverão ser analisadas pela coordenação pedagógica de acordo os documentos apresentados.

Para eventuais dúvidas e esclarecimentos, por favor,
clique aqui.