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Educação Infantil Parecer de autorização CEED nº 887/2001.


Proposta Pedagógica

A brincadeira, o movimento e as relações afetivas são os eixos que conduzem a proposta de trabalho do IPUC com as crianças no início de sua vida escolar.

A educação infantil traduz-se em um ambiente confiável, caloroso, receptivo, estimulante e diversificado onde a criança se apoia e investe suas curiosidades e afetos. Mas é importante salientar que todo o movimento do planejamento tem objetivos a atender.

A ludicidade é um dos grandes fundamentos da educação infantil. Brincar é coisa séria! As fontes de conhecimento da criança são múltiplas, mas é no ato de brincar que ela entende a realidade, desenvolve a imaginação, os afetos e as competências. Desta forma, a Educação Infantil, no IPUC, integra os aspectos físicos, emocionais, afetivos, cognitivo-linguísticos e sociais da criança buscando a interação entre as diversas áreas de conhecimento, em atividades espontâneas ou dirigidas, mas que expressem um objetivo, o de desenvolver de forma integral todas as potencialidades de nossos alunos.

Objetivos Gerais

  • Proporcionar à criança a vivência de valores humanos, incentivando a criatividade e a socialização, a busca de identidade, o desenvolvimento psicomotor e afetivo construindo a base para o processo ensino-aprendizagem.
  • Favorecer o desenvolvimento da criança, garantindo-lhe experiências práticas que oportunizem seu aperfeiçoamento intelectual, moral e físico.
  • Promover a socialização das crianças através do brincar, da troca, provocando situações e atividades de responsabilidades que levem a criança à cooperação e a solidariedade.
  • Favorecer o desenvolvimento biopsicossocial, atendendo as diferenças individuais, visando a uma educação integral.

Avaliação e Expressão dos Resultados

O objetivo primeiro da Educação Infantil é constituir uma porta de entrada para educação formal, assim através de uma proposta lúdica e envolvente que traz em seu bojo a interação social e o prazer das descobertas de aprendizagem, a criança pela mediação do professor, passa a conhecer o universo escolar.

Para o período da Educação Infantil a avaliação significa acompanhar o desenvolvimento da criança com o objetivo de traçar caminhos de novas aprendizagens. Nesta etapa a avaliação necessita ser processual, auxiliando e fortalecendo a autoestima das crianças, de forma que elas acompanhem suas conquistas, levando em conta que crianças possuem ritmos e processos de aprendizagens diferentes.

O desenvolvimento de uma criança, principalmente da educação infantil, envolve habilidades físicas, afetivas, éticas, estéticas, de relação intra e interpessoal, além da expressão corporal.

Assim, a avaliação, nesta etapa escolar, se constitui de registros da ação pedagógica no que concerne à trajetória de aprendizagem do aluno, as atividades por ele produzidas, as hipóteses levantadas e se os fins alcançados foram os propostos em sala de aula.

Os pareceres descritivos são construídos pelo professor bimestralmente, entregues de forma individual às famílias a fim de que juntos, possam acompanhar e auxiliar a criança em seu desenvolvimento.

"O coletivo é um organismo social vivo e, por isso mesmo, possui órgãos, atribuições, responsabilidades, correlações e interdependência entre as partes. Se tudo isso não existe, não há coletivo, há uma simples multidão, uma concentração de indivíduos”. Anton S. Makarenko – Pedagogo

Nos dias atuais quando valores e padrões estão em mudanças é bom refletirmos um pouco para refazermos nossos princípios da boa convivência e de bem viver.

As melhores coisas na vida como o amor, a amizade, o respeito, o sucesso, a felicidade, dependem da nossa habilidade em criar e manter relacionamentos bem sucedidos e duradouros. É preciso exercitar alguns desses princípios fundamentais para crescermos enquanto pessoas e membros de uma comunidade.

São muitos os princípios que nos direcionam para uma vida de bons relacionamentos. O IPUC acredita no aprendizado em cada ação. Desta forma, baliza seus princípios de convivência na Educação Infantil em quatro pilares:

Respeito: às diferenças, de acordo com a capacidade do ser humano de incluir o outro, na acessibilidade de todos a todos os espaços, respeitando assim a todas as pessoas que dividem este mesmo espaço

Solidariedade: como complementaridade, compartilhamento, ligação, reciprocidade através de atos de bondade e de auxílio, superando o individualismo, sem no entanto perder a individualidade.

Cooperação: com a disponibilidade para o trabalho em conjunto para atingir objetivos comuns onde nossos alunos partilhem dos espaços acreditando no exercício contínuo do diálogo e do encontro das ideias.

Cordialidade: com alunos protagonistas de um mundo melhor, mais justo e ético, pautamos nossa atuação no resgate de valores essenciais, relacionados ao saber conviver, objetivando o cultivo de saudáveis relações no mundo.

Próximas Turmas

Matrícula:
Anual

Início das matrículas:
15/10/2019

Início das aulas:
17/02/2020

Requisitos de Acesso

Pré A: 4 anos completos até a data de 31/03;

Pré B: 5 anos completos até a data de 31/03;

Documentação para matrícula

  • Fotocópia da carteira de identidade, CPF e comprovante de residência do responsável (o comprovante deve estar com o endereço completo).
  • Fotocópia da carteira de identidade ou certidão de nascimento do aluno.
  • * Cadastro sujeito à consulta em órgãos de Proteção de Crédito.

Investimento Anual

* valores já com desconto de 7% de abatimento, válido para vencimento entre os dias 30 e 03 de cada mês, para pagamento até a data de vencimento.
1 + 11x de R$ 570,20
* valores já com desconto de 4% de abatimento, válido para vencimento entre os dias 04 e 29 de cada mês, para pagamento até a data de vencimento.
1 + 11x de R$ 588,59
1ª parcela na matrícula, demais parcelas com boleto bancário.
Valores válidos para 2020.
Valor original anual: 1 + 11x de R$ 613,12 (valores sem qualquer desconto)

Tarde:
13h25min às 17h30min

Para eventuais dúvidas e esclarecimentos, por favor,
clique aqui.

Estrutura Curricular

Ano Disciplina
Pré B
Integração e Sociabilidade

Uniforme

A obrigatoriedade do uso de uniforme escolar (camisetas, moletons, blusões e agasalhos) para os alunos do Ensino Fundamental e Médio do IPUC, está embasada em alguns princípios:

  • É econômico e prático, pois independe do nível socioeconomico dos alunos da escola;
  • O uso do uniforme permite um controle no aspecto de segurança, visto que podemos diferenciar os alunos de visitantes na escola;
  • Evita o uso de roupas inadequadas, ou ainda, não apropriadas para assistir a uma aula;
  • Os alunos são facilmente identificados pela vizinhança e pela comunidade no trajeto residência/escola, escola/residência;
  • Organiza o ambiente escolar;
  • O uniforme é o símbolo de identidade de uma comunidade. Contrário às versões de imposição, ele pode, sim, representar uma relação mais direta das pessoas, por exemplo, com o seu grupo, seu time, sua associação... Por que não representar uma identidade como a escola da qual fazemos parte?

Compõem o uniforme obrigatório camisetas, regatas, moletons e agasalhos com identificação do IPUC.


Onde encontrar o uniforme

ARTIC

Rua Pedro Hilgert, nº 35 – Centro – Canoas

Fone: 3466-2539 / 3476-4081


Barti Uniformes

Rua Edgar Fritz Muller, 32 - Lojas 1 e 2 – Rio Branco – Canoas

Fone: 3425-2057


Malharia e Confecção ELO

Rua Silva Paes, nº 118 – Centro - Canoas

Fone: 3472-7817 / 99408-0033


Verzeris

Rua Santos Dumont, 1347 - Niterói - Canoas

Fone: 51 -3077-3649 / 51 - 99966-3651