A brincadeira, o movimento e as relações afetivas são os eixos que conduzem a proposta de trabalho do IPUC com as crianças no início de sua vida escolar.
A educação infantil traduz-se em um ambiente confiável, caloroso, receptivo, estimulante e diversificado onde a criança se apoia e investe suas curiosidades e afetos. Mas é importante salientar que todo o movimento do planejamento tem objetivos a atender.
A ludicidade é um dos grandes fundamentos da educação infantil. Brincar é coisa séria! As fontes de conhecimento da criança são múltiplas, mas é no ato de brincar que ela entende a realidade, desenvolve a imaginação, os afetos e as competências. Desta forma, a Educação Infantil, no IPUC, integra os aspectos físicos, emocionais, afetivos, cognitivo-linguísticos e sociais da criança buscando a interação entre as diversas áreas de conhecimento, em atividades espontâneas ou dirigidas, mas que expressem um objetivo, o de desenvolver de forma integral todas as potencialidades de nossos alunos.
O objetivo primeiro da Educação Infantil é constituir uma porta de entrada para educação formal, assim através de uma proposta lúdica e envolvente que traz em seu bojo a interação social e o prazer das descobertas de aprendizagem, a criança pela mediação do professor, passa a conhecer o universo escolar.
Para o período da Educação Infantil a avaliação significa acompanhar o desenvolvimento da criança com o objetivo de traçar caminhos de novas aprendizagens. Nesta etapa a avaliação necessita ser processual, auxiliando e fortalecendo a autoestima das crianças, de forma que elas acompanhem suas conquistas, levando em conta que crianças possuem ritmos e processos de aprendizagens diferentes.
O desenvolvimento de uma criança, principalmente da educação infantil, envolve habilidades físicas, afetivas, éticas, estéticas, de relação intra e interpessoal, além da expressão corporal.
Assim, a avaliação, nesta etapa escolar, se constitui de registros da ação pedagógica no que concerne à trajetória de aprendizagem do aluno, as atividades por ele produzidas, as hipóteses levantadas e se os fins alcançados foram os propostos em sala de aula.
Os pareceres descritivos são construídos pelo professor bimestralmente, entregues de forma individual às famílias a fim de que juntos, possam acompanhar e auxiliar a criança em seu desenvolvimento.
"O coletivo é um organismo social vivo e, por isso mesmo, possui órgãos, atribuições, responsabilidades, correlações e interdependência entre as partes. Se tudo isso não existe, não há coletivo, há uma simples multidão, uma concentração de indivíduos”. Anton S. Makarenko – Pedagogo
Nos dias atuais quando valores e padrões estão em mudanças é bom refletirmos um pouco para refazermos nossos princípios da boa convivência e de bem viver.
As melhores coisas na vida como o amor, a amizade, o respeito, o sucesso, a felicidade, dependem da nossa habilidade em criar e manter relacionamentos bem sucedidos e duradouros. É preciso exercitar alguns desses princípios fundamentais para crescermos enquanto pessoas e membros de uma comunidade.
São muitos os princípios que nos direcionam para uma vida de bons relacionamentos. O IPUC acredita no aprendizado em cada ação. Desta forma, baliza seus princípios de convivência na Educação Infantil em quatro pilares:
Respeito: às diferenças, de acordo com a capacidade do ser humano de incluir o outro, na acessibilidade de todos a todos os espaços, respeitando assim a todas as pessoas que dividem este mesmo espaço
Solidariedade: como complementaridade, compartilhamento, ligação, reciprocidade através de atos de bondade e de auxílio, superando o individualismo, sem no entanto perder a individualidade.
Cooperação: com a disponibilidade para o trabalho em conjunto para atingir objetivos comuns onde nossos alunos partilhem dos espaços acreditando no exercício contínuo do diálogo e do encontro das ideias.
Cordialidade: com alunos protagonistas de um mundo melhor, mais justo e ético, pautamos nossa atuação no resgate de valores essenciais, relacionados ao saber conviver, objetivando o cultivo de saudáveis relações no mundo.
Matrícula:
Anual
Início das matrículas:
17/10/2022
Início das aulas:
23/02/2023
Pré B: 5 anos completos até a data de 31/03;
* valores já com desconto de 7% de abatimento, válido para vencimento no dia 03 de cada mês, para pagamento até a data de vencimento. |
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1 + 11x de R$ 711,39 |
* valores já com desconto de 4% de abatimento, válido para vencimento nos dias 08 ou 15 de cada mês, para pagamento até a data de vencimento. |
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1 + 11x de R$734,34 |
1ª parcela na matrícula, demais parcelas com boleto bancário. |
Valor original anual: 1 + 11x de R$ 764,94 (valores sem qualquer desconto) Valores válidos para 2023. |
Tarde:
13h25min às 17h30min
Período | Início | Término |
TARDE | ||
1º | 13h25min | 14h15min |
2º | 14h15min | 14h55min |
3º | 14h55min | 15h40min |
Intervalo | 15h40min | 15h55min |
4º | 15h55min | 16h45min |
5º | 16h45min | 17h30min |
Ano | Disciplina |
Pré B | |
Integração e Sociabilidade |
A obrigatoriedade do uso de uniforme escolar (camisetas, moletons, blusões e agasalhos) para os alunos do Ensino Fundamental e Médio do IPUC, está embasada em alguns princípios:
Compõem o uniforme obrigatório camisetas, regatas, moletons e agasalhos com identificação do IPUC.
Barti Uniformes
Rua Edgar Fritz Muller, 296 - Rio Branco - Canoas
Fone: 3425-2057
Malharia e Confecção ELO
Rua Silva Paes, nº 118 – Centro - Canoas
Fone: 3472-7817 / 99408-0033
Verzeris
Rua Santos Dumont, 1347 - Niterói - Canoas
Fone: 51 -3077-3649 / 51 - 99966-3651