IPUC
FATIPUC

AÇÃO SOCIAL

Acao Social

As ações sociais representam um conjunto de atitudes tomadas com base no voluntariado e no espírito de desprendimento dos indivíduos. Todos nós podemos contribuir com o desenvolvimento social por meio de movimentos que representem o resgate dos valores humanos. No intuito de fortalecer o compromisso dos cidadãos, na incessante busca de criar e executar projetos em trabalhos que representam ações de responsabilidade social, o IPUC educa para a cidadania. Isso vem se concretizando por meio de projetos que dão visibilidade aos programas desenvolvidos mediante a interação de seus educandos e funcionários com a comunidade canoense.

O IPUC busca alternativas para o exercício da cidadania e estimula a prática de ações que favorecem aqueles que são carentes de algum apoio, resgatando valores de solidariedade, compreensão, generosidade, paz, responsabilidade, integridade, parceria, alegria e gratidão.

Ações de Responsabilidade Social


Campanha de Inverno

As doações para o Inverno 2017 estão sendo recebidas, até o dia 30/06, no saguão da cantina do IPUC. Doar é um ato de amor. Ajudar aos mais necessitados faz bem para a alma e para o coração. Participe deste ato de amor!


Ação Solidária de Páscoa

Neste ano, os alunos do IPUC e da FATIPUC estão realizando Ação Social por ocasião da Páscoa. Decidiram ajudar duas instituições do município de Canoas: o grupo social Chimarrão da Amizade (que fica na rua Caçapava, ao lado do HPS de Canoas) e a S.O.S. Casa de Acolhida - unidade Canoas (que fica na Avenida do Nazário).

O Chimarrão da Amizade atende adultos com deficiências mentais das mais variadas – de moderadas a severas. A Casa de Acolhida atende crianças de zero a 17 anos, em condição de vulnerabilidade social, que estão sob a tutela do Estado, sob medidas protetivas.

Estas instituições obtêm receitas principalmente através de parcerias com instituições públicas e privadas, mas dependem muito de doações feitas pela sociedade. Sendo assim, e dada a relevância dos serviços prestados por estas duas instituições, optamos pela doação de leite integral (em pó e líquido) pra ambas. O Chimarrão da Amizade, necessitam além do leite, doações de fraldas geriátricas. A Casa de Acolhida, além do leite, precisam de fraldas G e GG (que são as mais utilizadas) e de produtos de limpeza (pinho e alvejante).

Os alunos engajados nesta Ação Solidária, buscam doações dos itens citados acima. Os donativos poderão ser entregues diretamente aos alunos portadores deste ofício. Ou, se V. Senhoria preferir, encaminhá-las  para a Instituição de Ensino IPUC (Guilherme Schell, n° 5000, aos cuidados das funcionárias Tássia ou Rose).

As entregas das doações acontecerão na Quinta-feira Santa (13/04/2017), às 15 h, nas duas instituições. No Chimarrão da Amizade, faremos ainda uma tarde com as senhoras idosas, com chá, música e entretenimento.


Novembro Azul

Novembro Azul: Conscientização, Prevenção e Combate ao Câncer de Próstata

Depois de inúmeras ações para comemorar o Outubro Rosa, que chamou a atenção de mulheres para a prevenção do câncer de mama, o foco agora são os homens! No mês de novembro, todo o mundo se une em prol da Campanha Novembro Azul*, cujo objetivo é alertar a classe masculina sobre a importância do exame para detectar o câncer de próstata – glândula do sistema reprodutor que armazena os líquidos.

A Conscientização, a Prevenção e o Combate ao Câncer de Próstata representa o tema da  campanha do Novembro Azul realizada por diversas entidades no mês de novembro que foi escolhido para lembrar da importância dos exames de prevenção ao Câncer de Próstata,  já que o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata é comemorado no dia 17 de novembro.


Outubro Rosa

Outubro Rosa

O movimento popular Outubro Rosa é realizado no mundo inteiro. Começou na década de 1990 para estimular a mobilização da população no controle do câncer de mama. Anualmente, várias atividades são realizadas com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama, promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

 

Você sabia?

→ Que o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil. Depois do câncer de pele não melanoma, responde por cerca de 25% dos casos novos a cada ano. Para estimular a detecção precoce da doença e conscientizar a população, começa, neste mês, a campanha Outubro Rosa.

→ Que o câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação de células anormais da mama, que formam um tumor. Há vários tipos de câncer de mama. Alguns tipos têm desenvolvimento rápido enquanto outros são mais lentos.

 

Prevenção

É importante que as mulheres, independentemente da idade, conheçam seu corpo para saber o que não é normal em suas mamas. Ao identificarem alterações suspeitas, devem procurar imediatamente um serviço de saúde para avaliação profissional. 

Além de estarem atentas ao próprio corpo, também é recomendado que as mulheres entre 50 e 69 anos façam mamografia a cada dois anos. A mamografia pode ajudar a identificar o câncer antes de a pessoa ter sintomas.

Os principais sinais e sintomas do câncer de mama são:

  • Saída espontânea de líquidos nos mamilos;
  • Surgimento de alterações no bico do peito (mamilo);
  • Caroço (nódulo) fixo, geralmente indolor;
  • Pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja;
  • Em alguns casos, podem surgir pequenos nódulos no pescoço ou na região das axilas.

 

 Mulheres com risco elevado para câncer de mama são aquelas que:

  • Tem parente de primeiro grau, como mãe, irmã e filha, que tiveram câncer de mama, antes dos 50 anos de idade;
  • Tem parente com câncer de mama nas duas mamas ou no ovário, em qualquer idade;
  • Tiveram caso na família de câncer de mama masculino.

 

Em grande parte dos casos, o câncer de mama quando detectado em fases iniciais há mais chances de tratamento e cura. Todas as mulheres, independentemente da idade, podem conhecer seu corpo para saber o que é e o que não é normal em suas mamas. A maior parte dos cânceres de mama é descoberta pelas próprias mulheres.


Outubro Rosa - Caminhada pela Vida!

No dia 09 de Outubro toda a comunidade está convidada a participar do movimento "Caminhada pela Vida!

Dia de demonstrar o incentivo e apoio a prevenção e ao combate do câncer de mama.


Campanha da Solidariedade 2016 ''Mãos Dadas''

No mundo, ainda existem pessoas que procuram ajudar e amar o próximo, seja este parente ou não.   Os valores humanos devem ser preservados para que as próximas gerações sejam diferenciadas pelas atitudes. Diante disso, não é preciso tentar ser o melhor, mas ser destacado dos demais por seus valores, entre eles: a solidariedade.

O IPUC e a FATIPUC são pontos de recebimento de doações de agasalhos, fraldas geriátricas e novelos de lãs. 

As doações arredadas até Maio/2016 foram doadas à Escola Municipal Ensino Fundamental Pernambuco e Escola Municipal de Ensino Fundamental Coronel Francisco Pinto Bandeira, ambas em Canoas.


Campanha de Solidariedade 2016 '' Mãos Dadas'' - Doação de Agasalhos

O IPUC/FATIPUC estão recebendo doações de agasalhos, calçados e cobertores para os mais necessitados. Em parceria com o Lions Clube de Canoas, as doações são muito bem-vindas para que possam ser destinadas àqueles que necessitam, antes do frio intenso chegar. Vamos dar uma olhada naquilo que não usamos mais, abrir nossos corações, estender às mãos e doar a quem precisa?

As doações podem ser depositadas no espaço destinado, na cantina do IPUC/FATIPUC.

As arredações de agasalhos até Maio/2016 foram doadas à Escola Municipal Ensino Fundamental Pernambuco e Escola Municipal de Ensino Fundamental Coronel Francisco Pinto Bandeira, ambas em Canoas.


Campanha de Solidariedade 2016 '' Mãos Dadas'' - Doação de Novelos de Lãs

Voluntárias se reúnem uma vez por semana para confeccionar as primeiras roupinhas dos bebês carentes recém nascidos. Kits individuais são montados e entregues no Hospital Nossa Senhora dos Graças para serem doados aos bebês. Os Kits contém, sapatinhos, tip top, casaquinhos e cachecol. Tudo feito com muito amor e dedicação!

Os novelos de lã devem ser depositados no espaço destinado, na cantina do IPUC/FATIPUC.


Campanha de Solidariedade 2016 '' Mãos Dadas'' - Doação de Fraldas Geriátricas

O Hospital Nossa Senhora das Graças, em Canoas, solicita a DOAÇÃO DE FRALDAS GERIÁTRICAS, visto que, Sistema Único de Saúde - SUS, oferece apenas duas fraldas geriátricas por paciente, quando a necessidade diária é de quatro a seis.

Fraldas Tamanho: G

Depositar no espaço destinado, na cantina do IPUC/FATIPUC.


Novembro Azul 2015

Novembro Azul – Campanha de conscientização e combate ao câncer de próstata

 

Você sabe o que é a próstata? Trata-se de uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen. É um órgão muito pequeno, com aproximadamente 25 a 30 gramas, muito parecido com uma castanha, situada logo abaixo da bexiga, à frente do reto. A próstata envolve a porção inicial da uretra, tudo pelo o qual a urina, armazenada na bexiga é eliminada e produz parte do sêmen, líquido espesso que contém espermatozoides, liberado durante o ato sexual.

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). Em valores absolutos, é o sexto tipo mais comum no mundo e o mais prevalente em homens, representando cerca de 10% do total de cânceres. Sua taxa de incidência é cerca de seis vezes maior nos países desenvolvidos em comparação aos países em desenvolvimento.

 Mais do que qualquer outro tipo, é considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. O aumento observado nas taxas de incidência no Brasil pode ser parcialmente justificado pela evolução dos métodos diagnósticos (exames), pela melhoria na qualidade dos sistemas de informação do país e pelo aumento na expectativa de vida.

 Alguns desses tumores podem crescer de forma rápida, espalhando-se para outros órgãos e podendo levar à morte. A grande maioria, porém, cresce de forma tão lenta (leva cerca de 15 anos para atingir 1 cm³) que não chega a dar sinais durante a vida e nem a ameaçar a saúde do homem.

 Quanto antes diagnosticado e tratado, menores são os riscos. Por esta razão, fazer exames preventivos é essencial para um futuro saudável.

 


Outubro Rosa

                                        Outubro Rosa - Campanha de conscientização e prevenção ao câncer de mama

O movimento popular, internacionalmente conhecido como Outubro Rosa, teve início nos Estados Unidos e, atualmente, é comemorado em quase todo o mundo. O governo norte-americano definiu o mês de outubro como sendo o mês nacional de prevenção e combate ao câncer de mama. Vários países, inclusive o Brasil, seguiram o exemplo dos EUA e passaram a realizar, durante o mês de outubro, ações direcionadas à conscientização da prevenção  pelo diagnóstico precoce do câncer de mama.

 A Faculdade Tecnologia IPUC - FATIPUC, promove durante o mês de outubro,  um maior envolvimento dos acadêmicos do curso Superior de Tecnologia em Radiologia  com as questões referentes à saúde da mulher de uma maneira mais ampla. São várias ações com objetivo de orientar e esclarecer dúvidas sobre a importância de exames  e diagnósticos preventivos ao cancer de mama.

Durante o mês de outubro, a FATIPUC realiza  eventos que reforçarão os alertas, à população em geral, para a problemática do câncer de mama, proporcionando informações acerca da etiologia e fisiopatologia dos vários tipos de câncer de mama, através da distribuição de informativos, redigidos em linguagem simples e didática.

 Objetivos específicos

? Explicar a realização da mamografia, através de vídeo mostrando de que maneira o exame deve ser feito;

? Incentivar a realização da mamografia e a necessidade de mostrar o resultado do exame para o médico que atende o paciente;

? Desmistificar a agressividade do tratamento, que se fundamenta no tripé cirurgia-radioterapia-quimioterapia;

? Instar o público à “abraçar a ideia” de que o câncer de mama tem cura e, dessa forma, retirar a carga negativa que o diagnóstico dessa doença carrega.

? Estimular os homens a ficarem atentos para a possibilidade de desenvolvimento de câncer de mama masculino, realizando também o auto-exame e buscando diagnóstico precoce;

? Educar a população para a cultura da prevenção através do auto-exame das mamas, das consultas médicas rotineiras e dos exames básicos específicos (mamografia e ecografia mamária);

? Explicitar à população a problemática da resistência e do abandono do tratamento por falta de motivação do paciente. Neste aspecto, a família (cônjuge e filhos, especialmente) desempenha um importante papel no sentido de facilitar a tolerância do paciente ao tratamento (curativo ou paliativo), apoiando-o e acompanhando-o em todas as etapas.


Campanha do Agasalho

                                                 Campanha do Agasalho - Mais que uma atitude solidária: um ato de amor.

                                                  

A campanha do agasalho é uma ação voluntária, de solidariedade e amor ao próximo. Todo o ano, quando o inverno se aproxima, o IPUC e a FATIPUC, promovem o incentivo a atitudes solidárias. Toda a comunidade educacional é envolvida na campanha. Familiares e pessoas da proximidade também são convidados à participar contribuindo com a doação de agasalhos. Há, na instituição, um espaço específico para receber os donativos. A distribuição é feita com a colaboração do Lions Clube de Canoas. Com a contribuinção de cada um, por menor que seja, muitos são beneficiados e passam um inverno com mais conforto.


Outubro Rosa 2013 - Parceria IPUC e Hospital Nossa Senhora das Graças

          O IPUC em parceria com o Hospital Nossa Senhora das Graças (HNSG) de Canoas e o Instituto Pró-Universidade Canoence (IPUC) são parceiros na realização da Campanha Unidos Contra o Câncer de Mama - Outubro Rosa 2014, com objetivo de criar ações para conscientização da população acerca da importância do diagnóstico precoce da doença  e desmistificação do exame de mamografia.

        Em apoio aos nossos parceiros, participamos do Mutirão de Exames de Mamografia realizado no último sábado, dia 19 de outubro, para a realização de 45 exames de mamografias em pacientes com requisição médica. 

       O evento foi idealizado de forma espontânea pelas técnicas do HNSG, em conjunto a estudantes e professoras do IPUC e ICS. Além da realização dos exames, foi oferecido Coffee Break para as pacientes, sendo ministradas orientações sobre prevenção, e a importância de retirar o exame e levá-lo ao médico solicitante.

       
Equipe Participante do Evento:

LUCIANA ZANIRATTI TAVARES:  Tecnóloga em  Radiologia, colaboradora do Instituto Cesar Santos, docente do Curso Técnico em Radiologia do IPUC e do Superior de Tecnologia em Radiologia da FATIPUC;

JANAINA BRANCO DE CARVALHO: Técnica em Radiologia, Supervisora das Aplicações Técnicas do serviço de Radiologia do HNSG;

JANAINA FAGUNDES DE MORAES: Tecnóloga em Radiologia, colaboradora do HNSG (serviço de Radiologia Convencional), Coordenadora e docente do Curso Técnico em Radiologia do IPUC e Coordenadora Adjunta e docente do Curso Superior de Tecnologia em Radiologia da FATIPUC;

MARTA CAMPOS MILLER: Técnica em Radiologia, colaboradora do HNSG (setor de mamografia);

ANA MARCELA GERMANN: Tecnóloga em Radiologia, colaboradora do HNSG (setor de mamografia);

SIMONI FAVIN: Técnica em Radiologia e colaboradora do HNSG (serviço de Radiologia convencional);

PRISCILA CEZAR CARVALHO: Tecnóloga em Radiologia e colaboradora do HNSG (serviço de Radiologia convencional);

JANETE BAUER BITENCOURT: Técnica em Radiologia e colaboradora do HNSG (serviço de Radiologia convencional);

REGINA BEATRIZ MAIA FÃO: Técnica em Radiologia e colaboradora do HNSG (serviço de Radiologia convencional);

ALINE RIBEIRO ZANINI: Técnica em Radiologia e colaboradora

JÉSSICA CANEPPELE PEREIRA: Acadêmica do Curso Superior de Tecnologia em Radiologia da FATIPUC;

DANIEL WOLFF BELMONTE: Acadêmica do Curso Superior de Tecnologia em Radiologia da FATIPUC;

MARLISE MARIA COUTO TEIXEIRA: Acadêmica do Curso Superior de Tecnologia em Radiologia da FATIPUC;

VIVANE ARAÚJO: colaboradora do HNSG (setor técnico-administrativo do serviço de Radiologia).


Ação Social no Bairro Fátima, em Canoas.

No dia 28 de setembro de 2013, os alunos do Técnico em Enfermagem e Técnico em Saúde Bucal do IPUC, prestaram serviços voluntários de verificação da pressão arterial e do HGT (teste de glicose), aplicação de fluor em gel, orientação de higiene bucal, orientação de higiene pessoal, orientação à alimentação saudável. A ação social foi realizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental Rio Grande do Sul e as atividades foram prestadas à toda a comunidade do bairro Fátima.


Arrecadão e Distribuição de Alimentos

Os alimentos não perecíveis arrecadados na inscrição do IX Encontro de Técnicos em Enfermagem, realizado nas dependêncais do IPUC, foram doados à Comunidade Terapêutica Bom Jesus, entidade sem fins lucrativos, que trabalha com o apoio voluntário de médicos, psicólogos, psiquiátras e pessoas da própria comunidade que buscam a recuperação de dependentes químicos.

 

 



Entrega das doações - Campanha de Inverno 2013

No dia 05 de Julho, com a colaboração de sua comunidade acadêmica, o IPUC realizou a entrega das doações provenientes da Campanha de Inverno 2013. As doações de agasalhos foram entregues no V Comar, no intuito de contribuir com a ação social praticada pelo Coronel Capelão João Batista Neto que, através da arrecadação de doações, atende a comunidade carente de Paquetá.


Ação Social - Bairro Marechal Rondon

A ação social do mês de Maio ocorreu na Escola Estadual Marechal Rondon, em Canoas. A comunidade canoense daquele bairro, pode usufluir do trabalho voluntário das alunas do IPUC dos cursos de Técnico em Enfermagem e Técnico em Saúde Bucal.


Ação Social na Praça São Luiz, em Canoas.

No sábado, 15 de Junho, aconteceu a ação social foi realizada no centro de Canoas, na Praça São Luiz, juntamente com a Feira do Livro. Os alunos dos cursos de Técnico em Saúde Bucal e Enfermagem prestaram serviços voluntários supervisionados à todos os presente no evento. Alguns dos principais serviços prestados pelos alunos do IPUC foram a verificação dos sinais vitais (medição da pressão arterial), hemoglicoteste (aferição da glicose no sangue), orientação e aplicação de fluor com higiene bucal supervisionada, orientação sobre a importância da alimentação saudável e sua influência na saúde bucal, e outros.

 

 


Campanha do Agasalho 2013

As doações para a Campanha do Agasalho 2013 devem ser depositadas no saguão da cantina do IPUC e da FATIPUC.

Contamos com a colaboração de toda a comunidade educacional para o sucesso desta campanha.


Ação Social no Bairro Santo Operário

Nova ação social foi realizada no bairro Santo Operário, junto a Creche Vó Maria. Na oportunidade, as alunas do curso de Técnico em Enfermagem promoveram o trabalho voluntário para atender a comunidade. Foram prestados serviços de verificação da pressão arterial e hemoglicoteste (teste de glicose no sangue).


Ação Social na Escola Fazenda em Nova Santa Rita

O ano de 2013 iniciou com a ação social em Nova Santa Rita, na Escola Fazenda. Os alunos dos cursos da área da saúde, Técnico em Enfermagem e Técnico em Saúde Bucal, prestaram serviços voluntários de medição de pressão arterial, teste de glicose e orientação à saúde bucal. O evento foi prestigiado pela Prefeita de Nova Santa Rita, Margarete Simon Ferretti, o Diretor do IPUC, Francisco Dequi, Marilene Neumann, presidenta do Lions Clube de Canoas e sua equipe de colaboradores no trabalho voluntário.


Lions Clube e IPUC na Escola Municipal Rodônia

A ação social de 08 de dezembro aconteceu na Escola Municipal de 1º Grau Incompleto Rondônia, no bairro Estância Velha, em Canoas. Os alunos voluntários do cursos de Técnico em Enfermagem prestaram serviços de verificação de pressão e glicose.


Escola Luterana Comunitária recebe a ação social do IPUC

A Escola Luterana Comunitária de Ensino Fundamental Santa Cruz, em Canoas, foi o local escolhido para a ação social do IPUC no dia 24 de novembro. Nossos alunos dos cursos de Técnico em Saúde Bucal e Enfermagem, como de costume, fizeram um belo trabalho voluntário em atendimento às necessidades da comunicade escolar Santa Cruz.


Outubro Rosa

No dia 24 de outubro, o IPUC e o CMA realizaram a ação Outubro Rosa: Nós abraçamos esta ideia! E você?

Esta ação conta com o apoio de várias instituições e empresas, e fará parte do movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa.

O evento realizado na rua Tiradentes (Calçadão),   teve a participação direta de mais de cem alunos e professores. Na ocasião, foram montadas três tendas alusivas, com sonorização, vídeos e distribuição à comunidade canoense de 3.000 folders informativos e 3.000 adesivos. 

O trabalho vonluntário dos alunos teve a divulgação de informações sobre o câncer de colo uterino (através das alunas do curso Técnico em Enfermagem do IPUC), mamografia/câncer de mama e densitometria óssea/osteoporose (através das alunas do curso Superior de Tecnologia IPUC – FATIPUC) e a divulgação dos resultados da pesquisa “Câncer de mama: o desafio da prevenção no município de Canoas-RS”, destaque no XXIV Salão de Iniciação Científica UFRGS 2012, realizada por alunos do Ensino Médio do Colégio Maria Auxiliadora.

O Outubro Rosa teve início nos Estados Unidos e, atualmente, é comemorado em quase todo o mundo. O governo norte-americano definiu o mês de outubro como sendo o mês nacional de prevenção do câncer de mama. Vários países, inclusive o Brasil, seguiram o exemplo dos Estados Unidos e passaram a realizar, durante o mês do outubro, ações direcionadas à conscientização da prevenção e pelo diagnóstico precoce do câncer de mama. No Brasil, vários monumentos históricos são iluminados de rosa para destacar a adesão ao movimento.

 


Ação Social na Praça Dona Mocinha

No dia 20 de outubro, os alunos dos cursos de Técnico em Enfermagem e Técnico em Saúde Bucal estiveram participaram da ação social na Praça Dona Mocinha, no bairro Niterói, em Canoas. Neste eveno mais uma vez, a contribuição voluntária dos alunos teve por objetivo promover a orientação à saúde e a higiene bucal. O IPUC é parceiro do Lions Clube de Canoas na missão de promover o trabalho voluntário em benefício da comunidade em geral.


Alunos voluntários na Ação Social

No dia 29 de setembro o IPUC se fez presente em mais uma ação social Diário de Canoas no seu bairro. Dessa vez, o evento ocorreu na Escola Municipal Rio Grande do Sul, em Canoas, onde os alunos dos cursos de  Técnicos em Enfermagem e Saúde Bucal prestaram serviço voluntário de medição da pressão arterial, teste de glicose e orientação à higiene bucal. 


Centro Social Urbano São José – Canoas

No sábado, 14 de julho, a ação social realizada pelos alunos do IPUC aconteceu no Centro Social Urbano São José, em Canoas. Agradecemos aos alunos representantes dos cursos de Técnico em Saúde Bucal e Técnico em Enfermagem pelo trabalho voluntário em mais esta ação social.

 


Ação Social no Bairro Centro

O IPUC participou de mais uma ação social em parceria com o Diário de Canoas e o Lions Clube. No dia 16 de junho o local contemplado foi o bairro Centro, em Canoas.

Mais uma vez os alunos dos cursos de Técnico em Enfermagem e Técnico em Saúde Bucal prestaram serviços voluntário à comunidade presente.


Campanha do Agasalho 2012

No dia 19 de maio, o IPUC iniciou a sua Campanha do Agasalho 2012 através do evento Anime Buzz, organizado pela Ninja Produtora em parceria com esta instituição. Foram arrecadados cerca de 1200 agasalhos que serão entregues ao Lions Clube, maior organização internacional de clubes de serviço do mundo, voltada para serviços humanitários. 

O grupo do Lions Clube de Canoas receberá as doações acima citadas.


Ação Social na Escola Estadual Marechal Rondon

Mais uma ação social em parceria com o Diário de Canoas e o Lions Clube. Dessa vez, alunos do Técnico em Enfermagem e do Técnico em Saúde Bucal trabalharam, voluntariamente, no atendimento e orientação a comunidade na Escola Estadual Marechal Rondon. 


Ação Social no Bairro Fátima

No dia 14 de abril o IPUC se fez presente em mais uma ação social Diário de Canoas no seu bairro. Dessa vez, o evento ocorreu na Escola Estadual de Ensino Fundamental Fátima, em Canoas, onde alunos voluntários dos técnicos em Enfermagem e Saúde Bucal atenderam visitantes.


Alunos do Técnico em Saúde Bucal na ADEVIC

No dia 31 de março, os alunos do curso Técnico em Saúde Bucal estiveram na ADEVIC – Associação dos Deficientes Visuais, em Canoas, a fim de promover a orientação à saúde e higiene bucal.


Distribuições de Alimentos arrecadados no Anime Buzz IPUC

Cerca de uma tonelada de alimentos arrecadados como parte do ingresso do evento Animeme, realizado em 17 de março de 2012, no IPUC, foram doados, no dia 20 deste mês, à população carente da Vila Paquetá, ao Instituto Amigos da Casa Lar (abrigo de crianças) e ao Recanto do Idoso, todos localizados em Canoas. Essa foi a segunda ação solidária do IPUC realizada no corrente ano. "A solidariedade é uma construção social e cultural, uma conquista da civilização." (Philippe Perrenoud, 2003)

Sobre o Evento Animeme

O Animeme, organizado pela Ninja Produra em parceria com o IPUC, é um evento multitemático, voltado ao público fã da cultura pop japonesa. Por meio de atividades lúdicas e saudáveis, os jovens participam de concursos de fantasia (cosplay), divertem-se com jogos eletrônicos e assistem a encenações teatrais e humorísticas, que são o foco principal desse evento, propagando sua paixão pelo estilo oriental. Mais uma vez, assim como no Anime Buzz, que teve sua última edição em dezembro de 2011, o público do Animeme demonstra o bom convívio, a cooperação e a interação em atividades preparadas para pessoas de várias gerações.


Ação Social Diário de Canoas em seu Bairro

No dia 17 de março de 2012, o IPUC participou de mais uma ação social em parceria com o Diário de Canoas e o Lions Clube. Dessa vez, alunos do Técnico em Enfermagem e do Técnico em Saúde Bucal trabalharam, voluntariamente, em Nova Santa Rita, no evento de comemoração ao 20º aniversário da cidade.

Foram prestados serviços de verificação da pressão arterial, hemoglicoteste (teste de glicose no sangue), orientação à saúde bucal e ação coletiva na orientação ao combate de doenças bucais, tais como cárie, doença periodontal, câncer bucal e  fissura  lábiopalatina.

 


Entrega de alimentos em instituições carentes de Canoas

O IPUC,  em parceria com a organização do evento Anime Buzz, arrecadou mais de 900 quilos de alimentos não perecíveis que foram entregues, em 09 de dezembro, às seguintes instituições carentes: Abrigo Municipal Renascer, bairro Igara; Instituto Amigos da Casa Lar, bairro Marechal Rondon, no Lar Porto Belo (asilo), bairro Harmonia e no Lar Porto Belo (deficientes mentais), bairro Harmonia.