IPUC
FATIPUC

51 2103-3000


Manifestação sobre Semestralidade/Anuidade 2020

Temos recebido pedidos de redução das parcelas da anuidade/semestralidade em função da suspensão das aulas determinada por ato das autoridades públicas. Compreendemos a situação de toda a comunidade escolar, tanto que nas parcelas com vencimento em abril e maio, se pagas com atraso, porém dentro do mês de vencimento, não serão cobrados encargos inerentes a mora e o desconto para pagamento pontual será mantido.

A virtualização das aulas em decorrência da pandemia é entendida pela sociedade como forma de diminuição nos custos acadêmicos. Porém, todos os nossos professores, coordenadores e demais profissionais, seguem trabalhando e dedicando-se para viabilizar as atividades aos seus alunos. Todos os processos que envolvem o funcionamento da instituição prosseguem, inclusive contratos de manutenção periódica de equipamentos, contrato de demanda de energia elétrica, dentre outros custos fixos que não sofreram qualquer alteração, incluídos neste rol os salários e seus encargos.

Vale lembrar que muitas famílias dependem da manutenção da nossa folha de pagamento em dia. Os salários e seus encargos, representam a maior parte de todos os custos que envolvem a instituição e precisamos mantê-los em dia, pois os profissionais continuam prestando os serviços contratados, mesmo de forma remota. Além disso, o fato de as aulas presenciais não estarem ocorrendo não autoriza desconto nas parcelas, uma vez que as aulas serão repostas em momento posterior e os custos se farão presentes ou serão necessários novos investimentos tecnológicos em função da disponibilização das aulas na modalidade à distância. No caso de prestação do serviço em momento posterior, se as aulas forem repostas nos períodos tradicionais de férias e em feriados, não será possível a escola efetuar cobrança adicional por esse motivo.

Cientes de que o impacto na economia afeta muitas famílias de diferentes formas, na medida do possível, analisamos individualmente as situações que chegam. Estamos nos empenhando e procurando, junto às famílias com maior necessidade, buscar alternativas pontuais, porém não é viável desconto linear nas anuidades ou semestralidades em função da suspensão de aulas determinadas pelas autoridades públicas.

Por derradeiro, pedimos compreensão, pois necessitamos manter nosso pessoal para que, ao retornarmos, cremos que em breve, todos os alunos sejam atendidos, dando sequência à construção do conhecimento.

Desejamos muita saúde a todos!