IPUC
FATIPUC

Volta às Aulas Presenciais Escalonadas

  • Diante da edição dos Decretos Municipais 34/2021, de 25/01/2021 e 51/2021, de 08/02/2021, que revogaram os Decretos 242 e 341 de 2020;
  • Através dos Decretos acima mencionados houve adesão aos limites estabelecidos no Decreto Estadual 55.523/2020, que apresentou as instruções para o distanciamento controlado;
  • A reunião entre as Escolas Particulares de Canoas e o Secretário de Assuntos Estratégicos da Prefeitura de Canoas, Sr. Aristeu Duarte ocorrida em 10/02/2021, às 16h, trouxe os resultados esperados;
  • Houve o entendimento para o retorno das aulas presenciais em 22/02/2021, mediante escalonamento de alunos, no limite de 50% da turma. Passamos a emitir as instruções necessárias para o retorno às aulas.

As turmas serão divididas em dois grupos, respeitada a ordem alfabética, e assistirão aulas presenciais semanais de forma alternada, isto é, um grupo presencial e outro remoto, alterando-se esta ordem na semana subsequente.

As famílias poderão optar pelo ensino remoto ou presencial com escalonamento da turma. Para que possamos nos organizar e atender a orientação do Poder Público é necessário que as famílias manifestem-se indicando sua escolha entre as aulas de forma remota integral ou presencial escalonado, respondendo o formulário Google forms em anexo ao e-mail já enviado, preenchido com a opção escolhida, até a data de 16/02/2021. Alertamos que a mudança de opção do sistema remoto para o presencial escalonado somente será atendida no próximo bimestre.

A partir da tabulação dos dados da pesquisa acima mencionada, as famílias receberão outras instruções por e-mail.

Na modalidade remota integral os encontros serão transmitidos via internet no horário das aulas pela plataforma Google Classroom e transmitidas pelo Googlemeet, com registro de presença do aluno pelo docente. A presença será computada pela entrada e permanência do aluno “online”.  As interações ocorrerão durante o período da aula, com o docente atendendo tanto aos alunos que estejam presentes em sala de aula, quanto àqueles que estarão acompanhando e realizando as atividades de forma remota.

Na modalidade presencial escalonada, como já referido, podemos contar apenas com 50% da turma presente, obedecendo às normas de convivência e distanciamento presentes no e-book anexo, que contém as orientações necessárias presentes no Plano de Contingência aprovado pelo COESEM (Centro de Operações de Emergência em Saúde para área da Educação Municipal de Canoas) sob número 54920/2020.

A orientação de escalonamento de alunos por parte do poder público municipal deve-se ao fato da necessidade de haver uma distância mínima de 1,5m entre os alunos em sala de aula.

Salientamos que as orientações emanadas do poder público podem sofrer alterações em razão da classificação da bandeira (amarela, laranja, vermelha ou preta), preconizada pelo sistema de distanciamento controlado, que semanalmente é revisado pelo Governo do Estado, levando em consideração o índice de internações e infecções por Covid-19 verificado na Região de Saúde 08 em que Cidade de Canoas está inserida.

Nossa expectativa é no sentido de que sejam abrandadas as medidas restritivas, na medida em que a vacinação avance e que se verifique a plena adesão dos alunos aos protocolos e recomendações do Poder Público. Portanto, é de suma importância que os alunos e familiares leiam atentamente o e-book com o protocolo de prevenção e coloquem em prática as orientações contidas no documento digital.

Nos primeiros dias de trabalho escolar serão realizadas atividades diagnósticas, com a finalidade de verificar o aprendizado ocorrido no ano passado e a existência de lacunas a serem supridas no presente ano letivo. As avaliações diagnósticas ocorrem no início de cada ano letivo e a agora se fazem muito mais necessárias, tendo em vista a suspensão das aulas presenciais a partir de 18 de março de 2020.


ATENÇÃO!

  • O protocolo sanitário será bastante rígido para mantermos a segurança e saúde de todos no ambiente escolar;
  • Utilização da máscara é obrigatória em todo o ambiente escolar;
  • Para acessar a escola o aluno, obrigatoriamente, passa pelo tapete sanitizante, álcool gel e conferência de temperatura, somente então poderão acessar a sala de aula. Não haverá circulação no espaço da escola;
  • Ao acessar a escola o aluno dirige-se imediatamente a sua sala de aula;
  • Em sala de aula os alunos mantêm o distanciamento de 1,5m, não havendo troca lugar, de material nem mesmo para empréstimo;
  • Trazer a sua garrafa de água identificada;
  • Os ventiladores de parede não poderão ser acionados; pois dispersam gotículas, desta forma estarão desligados.
  • Todas as janelas e portas de sala de aula permanecerão abertas, mesmo com mudança de temperatura;
  • O horário de lanche será escalonado em períodos de 10min. Os alunos tiram suas máscaras somente para comer. NÃO HÁ RECREIO OU CIRCULAÇÃO!
  • Horário de aulas normal de acordo com o turno;
  • Não há permanência de alunos nas dependências da escola fora do horário de aula,
  • Caso sejam verificados sintomas gripais na escola, o aluno será encaminhado a sala especial de espera e a família será avisada imediatamente e deve buscar o aluno. Portanto, se presente qualquer sintoma gripal, não venha à escola
  • Após a identificação de sintomas gripais, o retorno do aluno à escola será mediante liberação médica documental;
  • Em função das restrições relativas a circulação e número de pessoas no ambiente escolar, os pais não poderão acessar a escola, bem como não poderão permanecer em aglomerações nos estacionamentos na entrada e saída dos alunos.