IPUC

ENSINO

Acao Social

Um pouco mais sobre nossa linha de ensino

O IPUC trabalha dentro de uma concepção progressista, voltada para todas as classes sociais, onde a construção do conhecimento seja significativa para educando e educador. A instituição desenvolve uma pedagogia funcional, focada na aprendizagem de competências e habilidades direcionadas ao cultivo de valores, na cultura da solidariedade, na excelência acadêmica e na crença de que todo sujeito tem potencial para aprender, inserido nas mediações que concorrem para a formação integral.

O processo de aprendizagem pode ser definido, de forma sintética, como o modo com que os seres adquirem novos conhecimentos, desenvolvem competências e mudam o comportamento. Contudo, a complexidade desse processo dificilmente pode ser explicada apenas por meio de recortes do todo. Para nós, aprender é construir, priorizando o processo e as intervenções significativas do professor. Não se trata apenas de um aumento quantitativo de conhecimentos e informações, mas de uma mudança estrutural.

Pilares que sustentam a proposta pedagógica do IPUC

- a aprendizagem acontece sempre e em todo lugar e essa atividade curiosa não pode ser limitada;

- a aprendizagem não se constitui em um estoque de saberes, mas nas várias reestruturas de pensamento, com as quais compreendemos as coisas e o mundo em que vivemos;

- o erro do aluno é, para o professor, um indício do caminho a ser desenvolvido para o ensino;

- a aprendizagem significativa é aquela que faz sentido para o aluno, instiga novas descobertas, estimula questionamentos e demonstra transformação.