O Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) Anos Finais, no IPUC, tem como proposta uma educação que contemple o desenvolvimento cognitivo, físico, afetivo, social, ético e estético, tendo em vista uma formação ampla nessa etapa escolar, visando à construção de valores e atitudes que norteiam as relações interpessoais e intermedeiam o contato do aluno com o objeto de conhecimento.
É imprescindível, nesse processo que valoriza o aprender contínuo e a troca constante entre aluno-aluno e aluno-professor, uma postura de trabalho que considera a cooperação, o respeito mútuo, a tomada de consciência, a persistência, o empenho e a prontidão para superar desafios.
Assim, o IPUC se propõe a ser uma escola de formação, acreditando que é de sua responsabilidade capacitar o aluno, do ponto de vista acadêmico, a enfrentar novos desafios, ampliando suas potencialidades e posicionando-se de maneira crítica, responsável e construtiva nas diferentes situações sociais para que o aluno aprenda a utilizar seus conhecimentos como instrumento de compreensão da realidade, seja do ponto de vista da utilidade prática, seja na formação de estruturas de pensamento, que permitam a ele expressar e comunicar suas ideias, usufruir das produções culturais, bem como analisar, interpretar e transformar o mundo que o rodeia.
“O coletivo é um organismo social vivo e, por isso mesmo, possui órgãos, atribuições, responsabilidades, correlações e interdependência entre as partes. Se tudo isso não existe, não há coletivo, há uma simples multidão, uma concentração de indivíduos”.
Anton S. Makarenko - Pedagogo
O IPUC acredita no aprendizado em cada ação. Nesta perspectiva acredita firmemente no respeito pelas pessoas; na solidariedade através de atos de bondade e de auxílio; respeito às diferenças, de acordo com a capacidade do ser humano de incluir o outro, na acessibilidade de todos a todos os espaços; na responsabilidade considerando a capacidade de assumir livremente os seus atos de acordo com os limites sociais; na cooperação, com a disponibilidade para o trabalho em conjunto para atingir objetivos comuns; no discernimento, através da capacidade de identificar, diante de qualquer situação, o que é mais favorável, qual deverá ser o caminho a ser seguido e o que deve, então, ser feito.
Desejamos que nossos alunos sejam protagonistas de um mundo melhor, mais justo e ético, onde as pessoas partilhem dos espaços acreditando no exercício contínuo do diálogo e do encontro das ideias, respeitando assim a todas as pessoas que dividem este mesmo espaço. Neste sentido, pautamos nossa atuação no resgate de valores essenciais, relacionados ao saber conviver, objetivando o cultivo de saudáveis relações no mundo.
Manhã:
7h40min às 11h55min
| MANHÃ | ||
| Período | Início | Término |
| 1º | 7h40min | 8h30min |
| 2º | 8h30min | 9h20min |
| 3º | 9h20min | 10h10min |
| Intervalo | 10h10min | 10h25min |
| 4º | 10h25min | 11h15min |
| 5º | 11h15min | 11h55min |
| Ano | Disciplina |
| 6° ao 9° | |
| Ciências Físicas e Biológicas | |
| Educação Física | |
| Ensino Religioso | |
| Geografia | |
| História | |
| Língua Inglesa | |
| Matemática | |
| Português | |
| Artes |