IPUC

Ensino Fundamental (Anos Finais) Parecer de autorização CEED nº 887/2001.


Proposta Pedagógica

O Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) Anos Finais, no IPUC, tem como proposta uma educação que contemple o desenvolvimento cognitivo, físico, afetivo, social, ético e estético, tendo em vista uma formação ampla nessa etapa escolar, visando à construção de valores e atitudes que norteiam as relações interpessoais e intermedeiam o contato do aluno com o objeto de conhecimento.

É imprescindível, nesse processo que valoriza o aprender contínuo e a troca constante entre aluno-aluno e aluno-professor, uma postura de trabalho que considera a cooperação, o respeito mútuo, a tomada de consciência, a persistência, o empenho e a prontidão para superar desafios.

Assim, o IPUC se propõe a ser uma escola de formação, acreditando que é de sua responsabilidade capacitar o aluno, do ponto de vista acadêmico, a enfrentar novos desafios, ampliando suas potencialidades e posicionando-se de maneira crítica, responsável e construtiva nas diferentes situações sociais para que o aluno aprenda a utilizar seus conhecimentos como instrumento de compreensão da realidade, seja do ponto de vista da utilidade prática, seja na formação de estruturas de pensamento, que permitam a ele expressar e comunicar suas ideias, usufruir das produções culturais, bem como analisar, interpretar e transformar o mundo que o rodeia.

Objetivos Gerais

  • Compreender a cidadania como participação social e política, assim como exercício de direitos e deveres políticos, civis e sociais, adotando, no dia a dia, atitudes de solidariedade, cooperação e repúdio às injustiças, respeitando o outro e exigindo para si mesmo respeito.
  • Conhecer e valorizar a pluralidade do patrimônio sociocultural brasileiro, bem como os aspectos socioculturais de outros povos e nações, posicionando-se contra qualquer discriminação baseada em diferenças culturais, de classe social, de crenças, de sexo, de etnia ou de outras características individuais e sociais.
  • Desenvolver o conhecimento ajustado de si mesmo e o sentido de confiança em suas capacidades afetiva, física, cognitiva, ética, estética, de inter-relação pessoal e de inserção social, para agir com perseverança na busca de conhecimento e no exercício da cidadania.
  • Conhecer e cuidar do próprio corpo, valorizando e adotando hábitos saudáveis como um dos aspectos básicos da qualidade de vida e agindo com responsabilidade em relação à sua saúde e à saúde coletiva.
  • Saber utilizar diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos para adquirir e construir conhecimentos.
  • Questionar a realidade formulando-se problemas e tratando de resolvê-los, utilizando para isso o pensamento lógico, a criatividade, a intuição, a capacidade de análise crítica, sempre selecionando procedimentos e verificando sua adequação.

Avaliação e Expressão dos Resultados

A avaliação tem por objetivo primordial diagnosticar o processo de aprendizagem do aluno de forma individualizada.

As informações produzidas pelos instrumentos aplicados: testes, trabalhos de pesquisa, atividades práticas, projetos e provas, têm o potencial de reorganizar o trabalho didático do professor, seu planejamento, suas ações pedagógicas, pois identifica as necessidades de aprendizagem ou de retomadas de conteúdo necessárias para a aprendizagem do aluno.

São avaliados os conhecimentos e habilidades nas diversas áreas do conhecimento, dando ao aluno um retorno de seus esforços de aprendizagem, bem como auxiliando os professores a compreender o que seus alunos demonstram conhecer, ou ainda o que precisa ser mais aprofundado.

Cabe ressaltar que o professor promove, sempre que necessário, retomadas, revisão e ampliação de trabalhos aplicados aos conteúdos ainda não assimilados.

O ano letivo é organizado em quatro bimestres com avaliações parciais, expressas através de notas de 1 a 10, com média final para aprovação com nota 6. O aluno que, ao final do ano letivo, não atingir aprovação, no máximo de duas disciplinas, poderá cursar em turno inverso a Progressão de Estudos.

Princípios de Convivência

“O coletivo é um organismo social vivo e, por isso mesmo, possui órgãos, atribuições, responsabilidades, correlações e interdependência entre as partes. Se tudo isso não existe, não há coletivo, há uma simples multidão, uma concentração de indivíduos”.
Anton S. Makarenko - Pedagogo

O IPUC acredita no aprendizado em cada ação. Nesta perspectiva acredita firmemente no respeito pelas pessoas; na solidariedade através de atos de bondade e de auxílio; respeito às diferenças, de acordo com a capacidade do ser humano de incluir o outro, na acessibilidade de todos a todos os espaços; na responsabilidade considerando a capacidade de assumir livremente os seus atos de acordo com os limites sociais; na cooperação, com a disponibilidade para o trabalho em conjunto para atingir objetivos comuns; no discernimento, através da capacidade de identificar, diante de qualquer situação, o que é mais favorável, qual deverá ser o caminho a ser seguido e o que deve, então, ser feito.

Desejamos que nossos alunos sejam protagonistas de um mundo melhor, mais justo e ético, onde as pessoas partilhem dos espaços acreditando no exercício contínuo do diálogo e do encontro das ideias, respeitando assim a todas as pessoas que dividem este mesmo espaço. Neste sentido, pautamos nossa atuação no resgate de valores essenciais, relacionados ao saber conviver, objetivando o cultivo de saudáveis relações no mundo.

  • O aluno do Ipuc deverá chegar antes do início das aulas. No caso de atraso, deverá buscar orientação da Coordenação Disciplinar e aguardar o início do próximo período ou da próxima atividade da classe.
  • O uso de uniforme escolar é obrigatório. (camisetas, moletons, blusões e agasalhos). Recomenda-se usar de bom senso na vestimenta complementar ao uniforme escolar, como, por exemplo, valendo-se dos seguintes critérios: simplicidade; conformidade com a discrição escolar e respeito e decência condizente com o ambiente escolar. Visando a alcançar a aplicação desses critérios, o(a) aluno(a) deverá usar o seguinte vestuário:
    Aluno – camisa, camiseta com mangas, calça comprida, bermuda, sapato ou tênis.
    Aluna – blusa, camiseta com mangas, calça comprida, bermuda, vestido ou saia, sapato ou tênis.
  • O aluno só se ausentará da escola após a última aula, salvo se tiver autorização da Coordenação Disciplinar, de comum acordo com os pais ou responsáveis.
  • O aluno só poderá ausentar-se da sala com a autorização do professor.
  • Nos intervalos entre uma aula e outra, os alunos deverão aguardar o próximo professor em sala de aula.
  • Em sala de aula ou em qualquer dependência da escola, nos horários de aulas e/ou de atividades extracurriculares (exceto hora do intervalo), telefones celulares ou equipamentos eletrônicos devem ser mantidos dentro das bolsas e desligados.
  • É expressamente proibido ao aluno ter consigo e usar objetos que ponham em perigo a integridade física das pessoas, que perturbem o ambiente de trabalho ou que provoquem danos materiais.
  • Não é permitida a circulação de pessoas estranhas ao ambiente escolar. A circulação nas dependências da instituição só acontece quando devidamente autorizadas.
  • O aluno deve indenizar danos materiais causados por ele. Além disso, submete-se às normas de Princípios de Convivência Escolar.
  • Outros materiais de uso ou propriedade pessoal são de estrita responsabilidade do aluno, não respondendo a escola por extravios ou furtos que possam ocorrer.
  • Dentro do espírito das normas de Convivência Escolar, as situações especiais são atendidas nas seguintes instâncias: Professor, Monitor Disciplinar, Coordenador Disciplinar, SOE, Coordenador Pedagógico e Direção. A sequência de instâncias, que indicam a gravidade e a complexidade do caso, pode ser totalmente invertida conforme a situação ocorrida.
  • O aluno quando não atender a alguma norma do Regimento, esgotados os meios pedagógicos, estará sujeito aos seguintes encaminhamentos: advertência verbal ou por escrito, suspensão das atividades escolares, termo de compromisso para permanência, e ou desligamento mediante Guia de Transferência. Esta sequência pode ser totalmente alterada, de acordo com a gravidade da situação. As situações especiais são registradas em documento próprio.

Próximas Turmas

Matrícula:
Anual

Início das matrículas:
11/10/2023

Início das aulas:
19/02/2024

Documentação para matrícula

  • Fotocópia da carteira de identidade, CPF e comprovante de residência do responsável (o comprovante deve estar com o endereço completo).
  • Fotocópia da carteira de identidade ou certidão de nascimento do aluno.
  • Histórico escolar (original) para transferência, ou até o documento ser expedido e apresentar atestado de matrícula/transferência.

Investimento Anual

* valores já com desconto de 5% de abatimento, válido para vencimento no dia 03, 08 ou 15 de cada mês, para pagamento até a data de vencimento.
1 + 11x de R$ 799,36
Valor original anual: 1 + 11x de R$ 841,43 (valores sem qualquer desconto)
1ª parcela na matrícula, demais parcelas com boleto bancário.
Valores válidos para 2024.
Importante: eventuais descontos oriundos de convênios não são cumulativos.

Manhã:
7h40min às 11h55min

Estrutura Curricular

Ano Disciplina
6° ao 9°
Ciências Físicas e Biológicas
Educação Física
Ensino Religioso
Geografia
História
Língua Inglesa
Matemática
Português
Artes
Para eventuais dúvidas e esclarecimentos, por favor,
clique aqui.

Uniforme

A obrigatoriedade do uso de uniforme escolar (camisetas, moletons, blusões e agasalhos) para os alunos do Ensino Fundamental e Médio do IPUC, está embasada em alguns princípios:

  • É econômico e prático, pois independe do nível socioeconomico dos alunos da escola;
  • O uso do uniforme permite um controle no aspecto de segurança, visto que podemos diferenciar os alunos de visitantes na escola;
  • Evita o uso de roupas inadequadas, ou ainda, não apropriadas para assistir a uma aula;
  • Os alunos são facilmente identificados pela vizinhança e pela comunidade no trajeto residência/escola, escola/residência;
  • Organiza o ambiente escolar;
  • O uniforme é o símbolo de identidade de uma comunidade. Contrário às versões de imposição, ele pode, sim, representar uma relação mais direta das pessoas, por exemplo, com o seu grupo, seu time, sua associação... Por que não representar uma identidade como a escola da qual fazemos parte?

Compõem o uniforme obrigatório camisetas, regatas, moletons e agasalhos com identificação do IPUC.


Onde encontrar o uniforme

Barti Uniformes

Rua Edgar Fritz Muller, 296 - Rio Branco - Canoas

Fone: 3425-2057


Bordacolor Uniformes e Bordados

Av. Santos Ferreira, 289, Marechal Rondon – Canoas

Telefone 51- 99318-3305


Malharia e Confecção ELO

Rua Silva Paes, nº 118 – Centro - Canoas

Fone: 3472-7817 / 99408-0033


Verzeris

Rua Santos Dumont, 1347 - Niterói - Canoas

Fone: 51 -3077-3649 / 51 - 99966-3651