IPUC
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51 2103-3000


Ensino Fundamental (Anos Iniciais) Parecer de autorização CEED nº 887/2001.


Proposta Pedagógica

O Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) Anos Iniciais, no IPUC, tem como proposta uma educação que contemple o desenvolvimento cognitivo, físico, afetivo, social, ético e estético, tendo em vista uma formação ampla nessa etapa escolar, visando à construção de valores e atitudes que norteiam as relações interpessoais e intermedeiam o contato do aluno com o objeto de conhecimento.

É imprescindível, nesse processo que valoriza o aprender contínuo e a troca constante entre aluno-aluno e aluno-professor, uma postura de trabalho que considera a cooperação, o respeito mútuo, a tomada de consciência, a persistência, o empenho e a prontidão para superar desafios.

Assim, o IPUC se propõe a ser uma escola de formação, acreditando que é de sua responsabilidade capacitar o aluno, do ponto de vista acadêmico, a enfrentar novos desafios, ampliando suas potencialidades e posicionando-se de maneira crítica, responsável e construtiva nas diferentes situações sociais para que o aluno aprenda a utilizar seus conhecimentos como instrumento de compreensão da realidade, seja do ponto de vista da utilidade prática, seja na formação de estruturas de pensamento, que permitam a ele expressar e comunicar suas ideias, usufruir das produções culturais, bem como analisar, interpretar e transformar o mundo que o rodeia.

Objetivos Gerais

  • Posicionar-se de maneira crítica, responsável e construtiva nas diferentes situações sociais, utilizando o diálogo como forma de mediar conflitos e de tomar decisões coletivas.
  • Perceber-se integrante, dependente e agente transformador do ambiente, identificando seus elementos e as interações entre eles, construindo ativamente para melhorias do ambiente.
  • Desenvolver o conhecimento ajustado de si mesmo e o sentido de confiança em suas capacidades afetiva, física, cognitiva, ética, estética, de inter-relação pessoal e de inserção social, para agir com perseverança na busca de conhecimento e no exercício da cidadania.
  • Utilizar as diferentes linguagens - verbal, matemática, gráfica, plástica e corporal - como meio para produzir, expressar e comunicar suas ideias, interpretar e usufruir das produções culturais, em contextos públicos e privados, atendendo a diferentes intenções e situações de comunicação.
  • Levar a conhecer e a cuidar do próprio corpo, valorizando e adotando hábitos saudáveis como um dos aspectos básicos da qualidade de vida e agindo com responsabilidade em relação à sua saúde e à saúde coletiva.

Avaliação e Expressão dos Resultados

Os anos iniciais, do 1º ao 5º ano, têm por objetivo construir uma base sólida de aprendizagem nos conceitos de linguagem e de matemática, bem como adquirir conhecimentos nas ciências, história e geografia, além de vivências significativas em artes.

Portanto, a avaliação, nesta etapa da aprendizagem, se constitui de forma integrada, favorecendo a interação entre as áreas do conhecimento, aproximando os contextos de aprendizagem, visando a uma formação focada não somente em conteúdo, mas também, no desenvolvimento de habilidades e competências.

Para construir o processo de avaliação, o professor identifica os conhecimentos prévios, contextualiza os conteúdos e promove através de instrumentos variados, tais como: pesquisas, atividades práticas em sala de aula, atividades individuais, registros diários, entre outros, de acordo com o ano cursado. Assim realiza um traçado de aprendizagem individualizado do aluno.

A menção de resultados é realizada através de nota, considerando que o ano letivo é estruturado em quatro bimestres, com resultados parciais que poderão ser de 1 a 10, com média final mínima 6, para aprovação anual. Os demonstrativos são entregues às famílias, individualmente, a cada bimestre.

Princípios de Convivência

“O coletivo é um organismo social vivo e, por isso mesmo, possui órgãos, atribuições, responsabilidades, correlações e interdependência entre as partes. Se tudo isso não existe, não há coletivo, há uma simples multidão, uma concentração de indivíduos”.
Anton S. Makarenko - Pedagogo

O IPUC acredita no aprendizado em cada ação. Nesta perspectiva acredita firmemente no respeito pelas pessoas; na solidariedade através de atos de bondade e de auxílio; respeito às diferenças, de acordo com a capacidade do ser humano de incluir o outro, na acessibilidade de todos a todos os espaços; na responsabilidade considerando a capacidade de assumir livremente os seus atos de acordo com os limites sociais; na cooperação, com a disponibilidade para o trabalho em conjunto para atingir objetivos comuns; no discernimento, através da capacidade de identificar, diante de qualquer situação, o que é mais favorável, qual deverá ser o caminho a ser seguido e o que deve, então, ser feito.

Desejamos que nossos alunos sejam protagonistas de um mundo melhor, mais justo e ético, onde as pessoas partilhem dos espaços acreditando no exercício contínuo do diálogo e do encontro das ideias, respeitando assim a todas as pessoas que dividem este mesmo espaço. Neste sentido, pautamos nossa atuação no resgate de valores essenciais, relacionados ao saber conviver, objetivando o cultivo de saudáveis relações no mundo.

  • O aluno do Ipuc deverá chegar antes do início das aulas. No caso de atraso, deverá buscar orientação da Coordenação Disciplinar e aguardar o início do próximo período ou da próxima atividade da classe.
  • O uso de uniforme escolar é obrigatório (camisetas, moletons, blusões e agasalhos). Recomenda-se usar de bom senso na vestimenta complementar ao uniforme escolar, como, por exemplo, valendo-se dos seguintes critérios: simplicidade; conformidade com a discrição escolar e respeito e decência condizente com o ambiente escolar. Visando a alcançar a aplicação desses critérios, o(a) aluno(a) deverá usar o seguinte vestuário:
    Aluno – camisa, camiseta com mangas, calça comprida, bermuda, sapato ou tênis.
    Aluna – blusa, camiseta com mangas, calça comprida, bermuda, vestido ou saia, sapato ou tênis.
  • O aluno só se ausentará da escola após a última aula, salvo se tiver autorização da Coordenação Disciplinar, de comum acordo com os pais ou responsáveis.
  • O aluno só poderá ausentar-se da sala com a autorização do professor.
  • Nos intervalos entre uma aula e outra, os alunos deverão aguardar o próximo professor em sala de aula.
  • Em sala de aula ou em qualquer dependência da escola, nos horários de aulas e/ou de atividades extracurriculares (exceto hora do intervalo), telefones celulares ou equipamentos eletrônicos devem ser mantidos dentro das bolsas e desligados.
  • É expressamente proibido ao aluno ter consigo e usar objetos que ponham em perigo a integridade física das pessoas, que perturbem o ambiente de trabalho ou que provoquem danos materiais.
  • Não é permitida a circulação de pessoas estranhas ao ambiente escolar. A circulação nas dependências da instituição só acontece quando devidamente autorizadas.
  • O aluno deve indenizar danos materiais causados por ele. Além disso, submete-se às normas de Princípios de Convivência Escolar.
  • Outros materiais de uso ou propriedade pessoal são de estrita responsabilidade do aluno, não respondendo a escola por extravios ou furtos que possam ocorrer.
  • Dentro do espírito das normas de Convivência Escolar, as situações especiais são atendidas nas seguintes instâncias: Professor, Monitor Disciplinar, Coordenador Disciplinar, SOE, Coordenador Pedagógico e Direção. A sequência de instâncias, que indicam a gravidade e a complexidade do caso, pode ser totalmente invertida conforme a situação ocorrida.
  • O aluno quando não atender a alguma norma do Regimento, esgotados os meios pedagógicos, estará sujeito aos seguintes encaminhamentos: advertência verbal ou por escrito, suspensão das atividades escolares, termo de compromisso para permanência, e ou desligamento mediante Guia de Transferência. Esta sequência pode ser totalmente alterada, de acordo com a gravidade da situação. As situações especiais são registradas em documento próprio.

Próximas Turmas

Matrícula:
Anual

Início das matrículas:
15/10/2019

Início das aulas:
17/02/2020

Documentação para matrícula

  • Fotocópia da carteira de identidade, CPF e comprovante de residência do responsável (o comprovante deve estar com o endereço completo).
  • Fotocópia da carteira de identidade ou certidão de nascimento do aluno.
  • Histórico escolar (original) para transferência, ou, até o documento ser expedido, apresentar atestado de matrícula/transferência e grade curricular
  • * Cadastro sujeito à consulta em órgãos de Proteção de Crédito.

Investimento Anual

* valores já com desconto de 7% de abatimento, válido para vencimento entre os dias 30 e 03 de cada mês, para pagamento até a data de vencimento.
1 + 11x de R$ 570,20
* valores já com desconto de 4% de abatimento, válido para vencimento entre os dias 04 e 29 de cada mês, para pagamento até a data de vencimento.
1 + 11x de R$ 588,59
1ª parcela na matrícula, demais parcelas com boleto bancário.
Valores válidos para 2020.
Valor original anual: 1 + 11x de R$ 613,12 (valores sem qualquer desconto)

Manhã:
7h55min às 11h55min

Tarde:
13h25min às 17h30min

Estrutura Curricular

Ano Disciplina
1º ao °5
Ciências Físicas e Biológicas
Educação Física
Ensino Religioso
Geografia
História
Língua Estrangeira
Matemática
Português
Artes
Para eventuais dúvidas e esclarecimentos, por favor,
clique aqui.

Uniforme

A obrigatoriedade do uso de uniforme escolar (camisetas, moletons, blusões e agasalhos) para os alunos do Ensino Fundamental e Médio do IPUC, está embasada em alguns princípios:

  • É econômico e prático, pois independe do nível socioeconomico dos alunos da escola;
  • O uso do uniforme permite um controle no aspecto de segurança, visto que podemos diferenciar os alunos de visitantes na escola;
  • Evita o uso de roupas inadequadas, ou ainda, não apropriadas para assistir a uma aula;
  • Os alunos são facilmente identificados pela vizinhança e pela comunidade no trajeto residência/escola, escola/residência;
  • Organiza o ambiente escolar;
  • O uniforme é o símbolo de identidade de uma comunidade. Contrário às versões de imposição, ele pode, sim, representar uma relação mais direta das pessoas, por exemplo, com o seu grupo, seu time, sua associação... Por que não representar uma identidade como a escola da qual fazemos parte?

Compõem o uniforme obrigatório camisetas, regatas, moletons e agasalhos com identificação do IPUC.


Onde encontrar o uniforme

ARTIC

Rua Pedro Hilgert, nº 35 – Centro – Canoas

Fone: 3466-2539 / 3476-4081


Barti Uniformes

Rua Edgar Fritz Muller, 32 - Lojas 1 e 2 – Rio Branco – Canoas

Fone: 3425-2057


Malharia e Confecção ELO

Rua Silva Paes, nº 118 – Centro - Canoas

Fone: 3472-7817 / 99408-0033


Verzeris

Rua Santos Dumont, 1347 - Niterói - Canoas

Fone: 51 -3077-3649 / 51 - 99966-3651