IPUC
FATIPUC

51 2103-3000


Ensino Médio  Parecer de autorização CEED nº 887/2001.


Proposta Pedagógica

No mundo contemporâneo, o papel do Ensino Médio na vida dos alunos torna-se cada vez mais decisivo. Nesta etapa da vida escolar, os adolescentes se preparam para desafios, consolidam valores e atitudes, elaboram projetos de vida, encerram um ciclo de transformações no qual se instrumentam para assumir as responsabilidades da vida adulta.

O IPUC tem por objetivo preparar cidadãos para a vida real. Desta etapa fazem parte os desafios do vestibular, o mundo do trabalho, a responsabilidade social e a formação da personalidade. Trata-se, enfim, de buscar a formação de pessoas realizadas.

Objetivos Gerais

  • Consolidar os conhecimentos adquiridos ao longo da educação infantil e do ensino fundamental.
  • Buscar o aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo formação ética, desenvolvimento de autonomia intelectual e pensamento crítico.
  • Preparar os educandos para o mundo, ensinando-os a valer-se de habilidades e competências que os situem cada vez mais num mundo em que a tecnologia é auxiliar fundamental para o desenvolvimento.
  • Preparar estudantes capazes de construir conhecimentos valendo-se de todas as formas contemporâneas de linguagem.
  • Visar à formação integral do adolescente, possibilitando-lhe o prosseguimento de seus estudos, preparando-o bem para o trabalho e para o exercício da cidadania, bem como oferecendo subsídios para que ele possa consolidar seu projeto de vida.
  • Ter como alvo principal à aquisição de conhecimentos básicos, a preparação científica e o desenvolvimento da capacitação de utilizar as diferentes tecnologias relativas às áreas de atuação.
  • Organizar o currículo com destaque na educação tecnológica básica, na compreensão do significado da ciência, das letras, das artes, no processo histórico de transformação da sociedade e na língua portuguesa como instrumento de comunicação e acesso ao conhecimento.

A matrícula no Ensino Médio do IPUC é semestral e por disciplina, de acordo com a grade curricular vigente. Para facilitar o entendimento, relacionando com as grades curriculares que atendem os regimes anuais, temos a seguinte estrutura do Ensino Médio:

Semestres I e II equivalem ao 1º Ano do Ensino Médio.

Semestres III e IV, equivalem ao 2º Ano do Ensino Médio.

Semestres V e VI, equivalem ao 3º Ano do Ensino Médio.

A educação física integrada à proposta pedagógica da escola é componente curricular obrigatório da Educação Básica, sendo sua prática facultativa somente ao aluno amparado na Lei nº 10.793 de 1º de dezembro de 2003 – DOU de 2/12/2003 – Art. 26§ 3º - LDB.
A disciplina de educação física ocorre uma vez por semana no horário das 12h às 13h30min.

Para que seja possível comparar a carga horária, conteúdos e a estrutura curricular dos alunos que desejam realizar transferência para o Ensino Médio do IPUC, é necessário apresentar a grade curricular, conteúdos programáticos e histórico de transferência da escola de procedência. Com base nesta análise, será possível estruturar o horário individual para a matrícula nas disciplinas que deverão ser cursadas no semestre e realizar o aproveitamento de estudos daquelas disciplinas consideradas eliminadas. Poderá haver casos em que será necessário realizar adaptação curricular a fim de contemplar a carga horária mínima exigida na grade do Ensino Médio do IPUC.

Como o ensino médio do IPUC está estruturado prevendo a matrícula semestral por disciplina, o aproveitamento de estudos, em caso de aluno reprovado em escola seriada, pode ser realizado aproveitando as disciplinas cursadas e aprovadas, devendo o aluno repetir os componentes curriculares em que foi considerado reprovado. Desta forma é permitido ao aluno dar sequência aos seus estudos em disciplinas aprovadas, recuperando componentes em que foi reprovado, sem perder totalmente os estudos realizados no ano anterior. As disciplinas reprovadas serão cursadas no turno da tarde. A data de início e de término, bem como os horários das progressões, serão divulgados via Portal do Aluno para que os pais e/ou responsáveis possam realizar o acompanhamento.

A avaliação, neste nível de ensino, considera o aperfeiçoamento do processo de aprendizagem, bem como a apropriação dos conhecimentos do aluno em cada área de estudos.

O processo de avaliação do Ensino Médio está pautado no desenvolvimento de habilidades e competências de acordo com seu Plano de Estudos, visando a articular saberes e conhecimentos científicos com o intuito de resolver e/ou propor situações complexas. As avaliações são contínuas e compostas por vários instrumentos tais como: tarefas, pesquisas, relatórios, seminários, trabalhos de grupo, atividades de sala de aula, entre outros. Desta forma, para cada componente se constituirá uma média parcial bimestralmente, que definirá a média semestral do componente avaliado.

No que se refere aos pontos para cada bimestre do semestre letivo, organiza-se da seguinte forma: 1º bimestre, no máximo 4 pontos; no segundo bimestre, no máximo 6 pontos, sendo que o aluno deve alcançar no mínimo média 6 no semestre letivo em cada componente curricular. Na necessidade de Retomada de Objetivos, o professor por meio de orientação de estudos, propõe atividades adequadas às dificuldades apresentados pelo aluno. No caso de o aluno não ser aprovado no componente curricular, poderá cursar Progressão de Estudos em turno inverso, podendo prosseguir seus estudos, sem prejuízo de tempo.

“O coletivo é um organismo social vivo e, por isso mesmo, possui órgãos, atribuições, responsabilidades, correlações e interdependência entre as partes. Se tudo isso não existe, não há coletivo, há uma simples multidão, uma concentração de indivíduos”.
Anton S. Makarenko - Pedagogo

O IPUC acredita no aprendizado em cada ação. Nesta perspectiva acredita firmemente no respeito pelas pessoas; na solidariedade através de atos de bondade e de auxílio; respeito às diferenças, de acordo com a capacidade do ser humano de incluir o outro, na acessibilidade de todos a todos os espaços; na responsabilidade considerando a capacidade de assumir livremente os seus atos de acordo com os limites sociais; na cooperação, com a disponibilidade para o trabalho em conjunto para atingir objetivos comuns; no discernimento, através da capacidade de identificar, diante de qualquer situação, o que é mais favorável, qual deverá ser o caminho a ser seguido e o que deve, então, ser feito.

Desejamos que nossos alunos sejam protagonistas de um mundo melhor, mais justo e ético, onde as pessoas partilhem dos espaços acreditando no exercício contínuo do diálogo e do encontro das ideias, respeitando assim a todas as pessoas que dividem este mesmo espaço. Neste sentido, pautamos nossa atuação no resgate de valores essenciais, relacionados ao saber conviver, objetivando o cultivo de saudáveis relações no mundo.

  • O aluno do Ipuc deverá chegar antes do início das aulas. No caso de atraso, deverá buscar orientação da Coordenação Disciplinar e aguardar o início do próximo período ou da próxima atividade da classe.
  • O uso de uniforme escolar é obrigatório. (camisetas, moletons, blusões e agasalhos). Recomenda-se usar de bom senso na vestimenta complementar ao uniforme escolar, como, por exemplo, valendo-se dos seguintes critérios: simplicidade; conformidade com a discrição escolar e respeito e decência condizente com o ambiente escolar. Visando a alcançar a aplicação desses critérios, o(a) aluno(a) deverá usar o seguinte vestuário:
    Aluno – camisa, camiseta com mangas, calça comprida, bermuda, sapato ou tênis.
    Aluna – blusa, camiseta com mangas, calça comprida, bermuda, vestido ou saia, sapato ou tênis.
  • O aluno só se ausentará da escola após a última aula, salvo se tiver autorização da Coordenação Disciplinar, de comum acordo com os pais ou responsáveis.
  • O aluno só poderá ausentar-se da sala com a autorização do professor.
  • Nos intervalos entre uma aula e outra, os alunos deverão aguardar o próximo professor em sala de aula.
  • Em sala de aula ou em qualquer dependência da escola, nos horários de aulas e/ou de atividades extracurriculares (exceto hora do intervalo), telefones celulares ou equipamentos eletrônicos devem ser mantidos dentro das bolsas e desligados.
  • É expressamente proibido ao aluno ter consigo e usar objetos que ponham em perigo a integridade física das pessoas, que perturbem o ambiente de trabalho ou que provoquem danos materiais.
  • Não é permitida a circulação de pessoas estranhas ao ambiente escolar. A circulação nas dependências da instituição só acontece quando devidamente autorizadas.
  • O aluno deve indenizar danos materiais causados por ele. Além disso, submete-se às normas de Princípios de Convivência Escolar.
  • Outros materiais de uso ou propriedade pessoal são de estrita responsabilidade do aluno, não respondendo a escola por extravios ou furtos que possam ocorrer.
  • Dentro do espírito das normas de Convivência Escolar, as situações especiais são atendidas nas seguintes instâncias: Professor, Monitor Disciplinar, Coordenador Disciplinar, SOE, Coordenador Pedagógico e Direção. A sequência de instâncias, que indicam a gravidade e a complexidade do caso, pode ser totalmente invertida conforme a situação ocorrida.
  • O aluno quando não atender a alguma norma do Regimento, esgotados os meios pedagógicos, estará sujeito aos seguintes encaminhamentos: advertência verbal ou por escrito, suspensão das atividades escolares, termo de compromisso para permanência, e ou desligamento mediante Guia de Transferência. Esta sequência pode ser totalmente alterada, de acordo com a gravidade da situação. As situações especiais são registradas em documento próprio.

Próximas Turmas

Matrícula:
Semestral

Início das matrículas:
15/10/2019

Início das aulas:
17/02/2020

Documentação para matrícula

  • Fotocópia da carteira de identidade, CPF e comprovante de residência do responsável (o comprovante deve estar com o endereço completo).
  • Fotocópia da carteira de identidade ou certidão de nascimento do aluno.
  • Histórico escolar (original) para transferência, ou, até o documento ser expedido, apresentar atestado de matrícula/transferência e grade curricular
  • * Cadastro sujeito à consulta em órgãos de Proteção de Crédito.

Investimento Semestral

* valores já com desconto de 7% de abatimento, válido para vencimento entre os dias 30 e 03 de cada mês, para pagamento até a data de vencimento.
1 + 5x de R$ 629,64
1ª parcela na matrícula, demais parcelas com boleto bancário.
Valores válidos para 2020.
* valores já com desconto de 4% de abatimento, válido para vencimento entre os dias 04 e 29 de cada mês, para pagamento até a data de vencimento.
1 + 5x de R$ 649,95
1ª parcela na matrícula, demais parcelas com boleto bancário.
Valores válidos para 2020.
Valor original do Semestre: 1 + 5 de R$ 677,64 (valores sem qualquer desconto).

* O parcelamento promocional é optativo e válido somente para a primeira matrícula do aluno no IPUC. As rematrículas serão, obrigatoriamente, efetuadas com parcelamento em 6x.

Manhã:
7h40min às 11h55min

Para eventuais dúvidas e esclarecimentos, por favor,
clique aqui.

Uniforme

A obrigatoriedade do uso de uniforme escolar (camisetas, moletons, blusões e agasalhos) para os alunos do Ensino Fundamental e Médio do IPUC, está embasada em alguns princípios:

  • É econômico e prático, pois independe do nível socioeconomico dos alunos da escola;
  • O uso do uniforme permite um controle no aspecto de segurança, visto que podemos diferenciar os alunos de visitantes na escola;
  • Evita o uso de roupas inadequadas, ou ainda, não apropriadas para assistir a uma aula;
  • Os alunos são facilmente identificados pela vizinhança e pela comunidade no trajeto residência/escola, escola/residência;
  • Organiza o ambiente escolar;
  • O uniforme é o símbolo de identidade de uma comunidade. Contrário às versões de imposição, ele pode, sim, representar uma relação mais direta das pessoas, por exemplo, com o seu grupo, seu time, sua associação... Por que não representar uma identidade como a escola da qual fazemos parte?

Compõem o uniforme obrigatório camisetas, regatas, moletons e agasalhos com identificação do IPUC.


Onde encontrar o uniforme

ARTIC

Rua Pedro Hilgert, nº 35 – Centro – Canoas

Fone: 3466-2539 / 3476-4081


Barti Uniformes

Rua Edgar Fritz Muller, 32 - Lojas 1 e 2 – Rio Branco – Canoas

Fone: 3425-2057


Malharia e Confecção ELO

Rua Silva Paes, nº 118 – Centro - Canoas

Fone: 3472-7817 / 99408-0033


Verzeris

Rua Santos Dumont, 1347 - Niterói - Canoas

Fone: 51 -3077-3649 / 51 - 99966-3651