IPUC

Ensino Médio  Parecer de autorização CEED nº 887/2001.


Proposta Pedagógica

Na atualidade, o papel do Ensino Médio na vida dos alunos torna-se cada vez mais decisivo. E esta conclusão está materializada com a implantação do novo ensino médio, com a inserção de novas disciplinas obrigatórias, além das eletivas que constituem o itinerário formativo. É importante destacar que o itinerário formativo não representa formação técnica, mas se caracteriza por um instrumento para que o aluno consolide a escolha de trajeto profissional. A opção do itinerário é de suma importância, pois não é permitida a troca de itinerário. Uma vez escolhida a opção, esta não será alvo de troca. É exatamente por isso que o IPUC oferece as disciplinas eletivas que compõe o itinerário formativo apenas no segundo ano do ensino médio. Já no terceiro ano, além das competências e habilidades previstas para este ano, será feita revisão visando a consolidação de conhecimentos e preparação para o vestibular.

Nossa proposta é conferir aos alunos os instrumentos para que os adolescentes preparem-se para desafios, consolidam valores e atitudes, elaboram projetos de vida, encerram um ciclo de trabalho escolar, consolidando conhecimentos e rumo a uma atividade profissional que atendam as suas aptidões e vocação.

Objetivos Gerais

  • Consolidar os conhecimentos adquiridos ao longo da educação infantil e do ensino fundamental.
  • Buscar o aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo formação ética, desenvolvimento de autonomia intelectual e pensamento crítico.
  • Preparar os educandos para o mundo, ensinando-os a valer-se de habilidades e competências que os situem cada vez mais num mundo em que a tecnologia é auxiliar fundamental para o desenvolvimento.
  • Preparar estudantes capazes de construir conhecimentos valendo-se de todas as formas contemporâneas de linguagem.
  • Visar à formação integral do adolescente, possibilitando-lhe o prosseguimento de seus estudos, preparando-o bem para o trabalho e para o exercício da cidadania, bem como oferecendo subsídios para que ele possa consolidar seu projeto de vida.
  • Ter como alvo principal à aquisição de conhecimentos básicos, a preparação científica e o desenvolvimento da capacitação de utilizar as diferentes tecnologias relativas às áreas de atuação.
  • Organizar o currículo com destaque na educação tecnológica básica, na compreensão do significado da ciência, das letras, das artes, no processo histórico de transformação da sociedade e na língua portuguesa como instrumento de comunicação e acesso ao conhecimento.

Para que seja possível comparar a carga horária, conteúdos e a estrutura curricular dos alunos que desejam realizar transferência para o Ensino Médio do IPUC, é necessário apresentar a grade curricular, conteúdos programáticos e histórico de transferência da escola de procedência. Com base nesta análise, será possível estruturar o horário individual para a matrícula nas disciplinas que deverão ser cursadas no semestre e realizar o aproveitamento de estudos daquelas disciplinas consideradas eliminadas. Poderá haver casos em que será necessário realizar adaptação curricular a fim de contemplar a carga horária mínima exigida na grade do Ensino Médio do IPUC.

Como o ensino médio do IPUC está estruturado prevendo a matrícula semestral por disciplina, o aproveitamento de estudos, em caso de aluno reprovado em escola seriada, pode ser realizado aproveitando as disciplinas cursadas e aprovadas, devendo o aluno repetir os componentes curriculares em que foi considerado reprovado. Desta forma é permitido ao aluno dar sequência aos seus estudos em disciplinas aprovadas, recuperando componentes em que foi reprovado, sem perder totalmente os estudos realizados no ano anterior. As disciplinas reprovadas serão cursadas em turno alternado ou, dependendo da complexidade, através de estudos realizados remotamente. A data de início e de término, bem como os horários das progressões, serão divulgados via Portal do Aluno para que os pais e/ou responsáveis possam realizar o acompanhamento.

A avaliação, neste nível de ensino, considera o aperfeiçoamento do processo de aprendizagem, bem como a apropriação dos conhecimentos do aluno em cada área de estudos.

O processo de avaliação do Ensino Médio está pautado no desenvolvimento de habilidades e competências de acordo com seu Plano de Estudos, visando a articular saberes e conhecimentos científicos com o intuito de resolver e/ou propor situações complexas. As avaliações são contínuas e compostas por vários instrumentos tais como: tarefas, pesquisas, relatórios, seminários, trabalhos de grupo, atividades de sala de aula, entre outros. Desta forma, para cada componente se constituirá uma média parcial bimestralmente, que definirá a média semestral do componente avaliado.

No tocante as disciplinas eletivas do novo ensino médio, a avaliação dar-se-á através da apresentação de trabalho de conclusão.

No que se refere aos pontos para cada bimestre do semestre letivo, organiza-se da seguinte forma: 1º bimestre, no máximo 4 pontos; no segundo bimestre, no máximo 6 pontos, sendo que o aluno deve alcançar no mínimo média 6 no semestre letivo em cada componente curricular. Na necessidade de Retomada de Objetivos, o professor por meio de orientação de estudos, propõe atividades adequadas às dificuldades apresentados pelo aluno. No caso de o aluno não ser aprovado no componente curricular, poderá cursar Progressão de Estudos no semestre subsequente, podendo prosseguir seus estudos, sem prejuízo de tempo.

“O coletivo é um organismo social vivo e, por isso mesmo, possui órgãos, atribuições, responsabilidades, correlações e interdependência entre as partes. Se tudo isso não existe, não há coletivo, há uma simples multidão, uma concentração de indivíduos”. Anton S. Makarenko - Pedagogo

O IPUC acredita no aprendizado em cada ação. Nesta perspectiva acredita firmemente no respeito pelas pessoas; na solidariedade através de atos de bondade e de auxílio; respeito às diferenças, de acordo com a capacidade do ser humano de incluir o outro, na acessibilidade de todos a todos os espaços; na responsabilidade considerando a capacidade de assumir livremente os seus atos de acordo com os limites sociais; na cooperação, com a disponibilidade para o trabalho em conjunto para atingir objetivos comuns; no discernimento, através da capacidade de identificar, diante de qualquer situação, o que é mais favorável, qual deverá ser o caminho a ser seguido e o que deve, então, ser feito.

Desejamos que nossos alunos sejam protagonistas de um mundo melhor, mais justo e ético, onde as pessoas partilhem dos espaços acreditando no exercício contínuo do diálogo e do encontro das ideias, respeitando assim a todas as pessoas que dividem este mesmo espaço. Neste sentido, pautamos nossa atuação no resgate de valores essenciais, relacionados ao saber conviver, objetivando o cultivo de saudáveis relações no mundo.

Próximas Turmas

Matrícula:
Semestral

Início das matrículas:
11/10/2023

Início das aulas:
19/02/2024

Documentação para matrícula

  • Fotocópia da carteira de identidade, CPF e comprovante de residência do responsável (o comprovante deve estar com o endereço completo).
  • Fotocópia da carteira de identidade ou certidão de nascimento do aluno.
  • Histórico escolar (original) para transferência, ou, até o documento ser expedido, apresentar atestado de matrícula/transferência e grade curricular.

Manhã:
7h40min às 12h50min

Para eventuais dúvidas e esclarecimentos, por favor,
clique aqui.


SOBRE OS ITINERÁRIOS (clique aqui)

Uniforme

A obrigatoriedade do uso de uniforme escolar (camisetas, moletons, blusões e agasalhos) para os alunos do Ensino Fundamental e Médio do IPUC, está embasada em alguns princípios:

  • É econômico e prático, pois independe do nível socioeconomico dos alunos da escola;
  • O uso do uniforme permite um controle no aspecto de segurança, visto que podemos diferenciar os alunos de visitantes na escola;
  • Evita o uso de roupas inadequadas, ou ainda, não apropriadas para assistir a uma aula;
  • Os alunos são facilmente identificados pela vizinhança e pela comunidade no trajeto residência/escola, escola/residência;
  • Organiza o ambiente escolar;
  • O uniforme é o símbolo de identidade de uma comunidade. Contrário às versões de imposição, ele pode, sim, representar uma relação mais direta das pessoas, por exemplo, com o seu grupo, seu time, sua associação... Por que não representar uma identidade como a escola da qual fazemos parte?

Compõem o uniforme obrigatório camisetas, regatas, moletons e agasalhos com identificação do IPUC.


Onde encontrar o uniforme

Barti Uniformes

Rua Edgar Fritz Muller, 296 - Rio Branco - Canoas

Fone: 3425-2057


Bordacolor Uniformes e Bordados

Av. Santos Ferreira, 289, Marechal Rondon – Canoas

Telefone 51- 99318-3305


Malharia e Confecção ELO

Rua Silva Paes, nº 118 – Centro - Canoas

Fone: 3472-7817 / 99408-0033


Verzeris

Rua Santos Dumont, 1347 - Niterói - Canoas

Fone: 51 -3077-3649 / 51 - 99966-3651