Na atualidade, o papel do Ensino Médio na vida dos alunos torna-se cada vez mais decisivo. E esta conclusão está materializada com a implantação do novo ensino médio, com a inserção de novas disciplinas obrigatórias, além das eletivas que constituem o itinerário formativo. É importante destacar que o itinerário formativo não representa formação técnica, mas se caracteriza por um instrumento para que o aluno consolide a escolha de trajeto profissional. A opção do itinerário é de suma importância, pois não é permitida a troca de itinerário. Uma vez escolhida a opção, esta não será alvo de troca. É exatamente por isso que o IPUC oferece as disciplinas eletivas que compõe o itinerário formativo apenas no segundo ano do ensino médio. Já no terceiro ano, além das competências e habilidades previstas para este ano, será feita revisão visando a consolidação de conhecimentos e preparação para o vestibular.
Nossa proposta é conferir aos alunos os instrumentos para que os adolescentes preparem-se para desafios, consolidam valores e atitudes, elaboram projetos de vida, encerram um ciclo de trabalho escolar, consolidando conhecimentos e rumo a uma atividade profissional que atendam aas suas aptidões e vocação.
A matrícula no Ensino Médio do IPUC é semestral e por disciplina, de acordo com a grade curricular vigente. Para facilitar o entendimento, relacionando com as grades curriculares que atendem os regimes anuais, temos a seguinte estrutura do Ensino Médio:
A educação física integrada à proposta pedagógica da escola é componente curricular obrigatório da Educação Básica, sendo sua prática facultativa somente ao aluno amparado na Lei nº 10.793 de 1º de dezembro de 2003 – DOU de 2/12/2003 – Art. 26§ 3º - LDB.
Eventuais dispensas da prática da educação física não isenta o aluno de apresentar atividades teóricas para fins de avaliação.
Para que seja possível comparar a carga horária, conteúdos e a estrutura curricular dos alunos que desejam realizar transferência para o Ensino Médio do IPUC, é necessário apresentar a grade curricular, conteúdos programáticos e histórico de transferência da escola de procedência. Com base nesta análise, será possível estruturar o horário individual para a matrícula nas disciplinas que deverão ser cursadas no semestre e realizar o aproveitamento de estudos daquelas disciplinas consideradas eliminadas. Poderá haver casos em que será necessário realizar adaptação curricular a fim de contemplar a carga horária mínima exigida na grade do Ensino Médio do IPUC.
Como o ensino médio do IPUC está estruturado prevendo a matrícula semestral por disciplina, o aproveitamento de estudos, em caso de aluno reprovado em escola seriada, pode ser realizado aproveitando as disciplinas cursadas e aprovadas, devendo o aluno repetir os componentes curriculares em que foi considerado reprovado. Desta forma é permitido ao aluno dar sequência aos seus estudos em disciplinas aprovadas, recuperando componentes em que foi reprovado, sem perder totalmente os estudos realizados no ano anterior. As disciplinas reprovadas serão cursadas em turno alternado ou, dependendo da complexidade, através de estudos realizados remotamente. A data de início e de término, bem como os horários das progressões, serão divulgados via Portal do Aluno para que os pais e/ou responsáveis possam realizar o acompanhamento.
A avaliação, neste nível de ensino, considera o aperfeiçoamento do processo de aprendizagem, bem como a apropriação dos conhecimentos do aluno em cada área de estudos.
O processo de avaliação do Ensino Médio está pautado no desenvolvimento de habilidades e competências de acordo com seu Plano de Estudos, visando a articular saberes e conhecimentos científicos com o intuito de resolver e/ou propor situações complexas. As avaliações são contínuas e compostas por vários instrumentos tais como: tarefas, pesquisas, relatórios, seminários, trabalhos de grupo, atividades de sala de aula, entre outros. Desta forma, para cada componente se constituirá uma média parcial bimestralmente, que definirá a média semestral do componente avaliado.
No tocante as disciplinas eletivas do ovo ensino médio, a avaliação dar-se-á através da apresentação de trabalho de conclusão.
No que se refere aos pontos para cada bimestre do semestre letivo, organiza-se da seguinte forma: 1º bimestre, no máximo 4 pontos; no segundo bimestre, no máximo 6 pontos, sendo que o aluno deve alcançar no mínimo média 6 no semestre letivo em cada componente curricular. Na necessidade de Retomada de Objetivos, o professor por meio de orientação de estudos, propõe atividades adequadas às dificuldades apresentados pelo aluno. No caso de o aluno não ser aprovado no componente curricular, poderá cursar Progressão de Estudos no semestre subsequente, podendo prosseguir seus estudos, sem prejuízo de tempo.
“O coletivo é um organismo social vivo e, por isso mesmo, possui órgãos, atribuições, responsabilidades, correlações e interdependência entre as partes. Se tudo isso não existe, não há coletivo, há uma simples multidão, uma concentração de indivíduos”. Anton S. Makarenko - Pedagogo
O IPUC acredita no aprendizado em cada ação. Nesta perspectiva acredita firmemente no respeito pelas pessoas; na solidariedade através de atos de bondade e de auxílio; respeito às diferenças, de acordo com a capacidade do ser humano de incluir o outro, na acessibilidade de todos a todos os espaços; na responsabilidade considerando a capacidade de assumir livremente os seus atos de acordo com os limites sociais; na cooperação, com a disponibilidade para o trabalho em conjunto para atingir objetivos comuns; no discernimento, através da capacidade de identificar, diante de qualquer situação, o que é mais favorável, qual deverá ser o caminho a ser seguido e o que deve, então, ser feito.
Desejamos que nossos alunos sejam protagonistas de um mundo melhor, mais justo e ético, onde as pessoas partilhem dos espaços acreditando no exercício contínuo do diálogo e do encontro das ideias, respeitando assim a todas as pessoas que dividem este mesmo espaço. Neste sentido, pautamos nossa atuação no resgate de valores essenciais, relacionados ao saber conviver, objetivando o cultivo de saudáveis relações no mundo.
Matrícula:
Semestral
Início das matrículas:
17/10/2022
Início das aulas:
23/02/2023
* valores já com desconto de 7% de abatimento, válido para vencimento no dia 03 de cada mês, para pagamento até a data de vencimento. |
1 + 5x de R$ 793,00 |
* valores já com desconto de 4% de abatimento, válido para vencimento nos dias 08 ou 15 de cada mês, para pagamento até a data de vencimento. |
1 + 5x de R$ 818,58 |
Valor original do Semestre: R$ 852,69(valores sem qualquer desconto). Valores válidos para 2023. |
Manhã:
7h40min às 12h50min
MANHÃ | Período | Início | Término |
1º | 7h40min | 8h30min |
2º | 8h30min | 9h20min |
3º | 9h20min | 10h10min |
Intervalo | 10h10min | 10h25min |
4º | 10h25min | 11h15min |
5º | 11h15min | 11h55min |
6º | 11h55min | 12h50min |
A obrigatoriedade do uso de uniforme escolar (camisetas, moletons, blusões e agasalhos) para os alunos do Ensino Fundamental e Médio do IPUC, está embasada em alguns princípios:
Compõem o uniforme obrigatório camisetas, regatas, moletons e agasalhos com identificação do IPUC.
Barti Uniformes
Rua Edgar Fritz Muller, 296 - Rio Branco - Canoas
Fone: 3425-2057
Malharia e Confecção ELO
Rua Silva Paes, nº 118 – Centro - Canoas
Fone: 3472-7817 / 99408-0033
Verzeris
Rua Santos Dumont, 1347 - Niterói - Canoas
Fone: 51 -3077-3649 / 51 - 99966-3651