IPUC

QUEM SOMOS

O IPUC é uma instituição de ensino mantidas pela Associação Pró-Universidade Canoense - APUC, fundada em 16 de outubro de 1963. Sua criação resultou do esforço de diferentes pessoas oriundas dos mais diversos segmentos da sociedade da época, coordenadas pelo professor Francisco Dequi, que viam, na instalação de cursos nos mais variados níveis de ensino, uma condição para a promoção do desenvolvimento da região metropolitana e, em especial, da cidade de Canoas.

Visão

Nossa visão é ser uma referência em todas as etapas do ensino básico, sendo o Colégio IPUC, reconhecido pela excelência acadêmica, pela formação integral dos estudantes e pelo compromisso com a inovação pedagógica. Almejamos criar um ambiente de aprendizagem colaborativo, onde cada aluno possa desenvolver seu potencial máximo, preparando-se para os desafios futuros e contribuindo positivamente para a sociedade. Queremos inspirar nossos alunos a serem cidadãos críticos, éticos e responsáveis, prontos para enfrentar um mundo em constante transformação.

Missão

Nossa missão é proporcionar um ensino de qualidade que promova o desenvolvimento cognitivo, emocional e social de nossos alunos. Buscamos criar um espaço acolhedor e seguro, onde o respeito à diversidade e a valorização das individualidades sejam prioridades. Com um currículo dinâmico e inovador, aliado a práticas pedagógicas eficazes, dedicamo-nos a preparar nossos estudantes para serem aprendizes ao longo da vida, com capacidade de adaptação e resiliência. Trabalhamos para fortalecer a parceria entre escola, família e comunidade, fomentando um senso de pertencimento e responsabilidade coletiva.

Valores Norteadores

• Excelência Acadêmica: Comprometemo-nos a oferecer um ensino de qualidade, incentivando a busca contínua pelo conhecimento e pelo desenvolvimento das habilidades intelectuais dos alunos.
  • Ética e Integridade: Agimos com transparência, honestidade e responsabilidade, cultivando um ambiente de confiança e respeito mútuo entre todos os membros da comunidade escolar.
  • Inovação: Incentivamos a criatividade e a adoção de novas metodologias de ensino (tecnológicas ou não) que enriqueçam o processo de aprendizagem.
  • Colaboração e Trabalho em Equipe: Acreditamos na importância do trabalho colaborativo entre alunos, professores, pais e a comunidade, para construir um ambiente de ensino enriquecedor e solidário.
  • Formação Integral: Enfatizamos o desenvolvimento integral dos alunos, abrangendo não só a dimensão cognitiva, mas também as esferas emocional, social, ética e física.
  • Sustentabilidade: Promovemos a conscientização e a prática da sustentabilidade ambiental, social e econômica, formando cidadãos responsáveis e comprometidos com a preservação do meio ambiente.
  • Empatia e Respeito: Fomentamos a prática da empatia e do respeito em todas as relações, promovendo um ambiente escolar harmonioso e acolhedor.
Esses valores orientam todas as nossas ações e decisões, garantindo que nossa escola se mantenha fiel à sua missão e comprometida com a realização de sua visão.