QUEM SOMOS


Aprendizado significativo e preparo acadêmico para a vida. Esta é a nossa meta enquanto Instituição de Ensino.

Desde 1962, com a chegada de Francisco Dequi em Canoas (fundador da Escola), o Colégio IPUC vem preocupado em transmitir às crianças, adolescentes e jovens em uma formação cultural e sólida, priorizando os valores familiares e cívicos (respeito às leis, aos símbolos nacionais e a tradição que construiu o País), privilegiando as individualidades e talentos.

Nosso trabalho com o aluno desenvolve uma formação que evidencia valores, norteando o discente a pensar e agir, com respeito. Neste aspecto, em especial nas relações entre os alunos, trabalhamos no sentido de fazê-los pensar sob o seguinte aspecto: “não faça aos outros o que não quero que façam para mim. ” Desta forma, procuramos orientar o comportamento do aluno para melhorar relações com os demais, contribuindo para a construção de uma sociedade em que impere o respeito entre os indivíduos. Além do ensino complementar a educação integral do ser humano, o Colégio IPUC tem como princípios um ensino que possibilite aos alunos aprender a conhecer, aprender a ser, respeitando a si e ao outro, aprimorando suas habilidades e talentos.

Assim, o Ensino que ministramos visa a complementar a Educação. Optamos pelas ações que criem vínculos respeitosos e afetivos, sempre integrado com a família. Desta forma, estamos contribuindo para a formação do aluno, desde os anos iniciais de sua vida até o Ensino Médio, de maneira que cada um encontre seu propósito como cidadão ciente de seus deveres e direitos.

Visão

Nossa visão é ser uma referência em todas as etapas do ensino básico, sendo o Colégio IPUC, reconhecido pela excelência acadêmica, pela formação integral dos estudantes e pelo compromisso com a inovação pedagógica. Almejamos criar um ambiente de aprendizagem colaborativo, onde cada aluno possa desenvolver seu potencial máximo, preparando-se para os desafios futuros e contribuindo positivamente para a sociedade. Queremos inspirar nossos alunos a serem cidadãos críticos, éticos e responsáveis, prontos para enfrentar um mundo em constante transformação.

Missão

Nossa missão é proporcionar um ensino de qualidade que promova o desenvolvimento cognitivo, emocional e social de nossos alunos. Buscamos criar um espaço acolhedor e seguro, onde o respeito à diversidade e a valorização das individualidades sejam prioridades. Com um currículo dinâmico e inovador, aliado a práticas pedagógicas eficazes, dedicamo-nos a preparar nossos estudantes para serem aprendizes ao longo da vida, com capacidade de adaptação e resiliência. Trabalhamos para fortalecer a parceria entre escola, família e comunidade, fomentando um senso de pertencimento e responsabilidade coleti

Valores Norteadores

Esses valores orientam todas as nossas ações e decisões, garantindo que nossa escola se mantenha fiel à sua missão e comprometida com a realização de sua visão.



Ipuc 360°

IPUC - Juntos construindo o futuro.

ENSINO


Acao Social

Um pouco mais sobre nossa linha de ensino

O IPUC trabalha dentro de uma concepção progressista, voltada para todas as classes sociais, onde a construção do conhecimento seja significativa para educando e educador. A instituição desenvolve uma pedagogia funcional, focada na aprendizagem de competências e habilidades direcionadas ao cultivo de valores, na cultura da solidariedade, na excelência acadêmica e na crença de que todo sujeito tem potencial para aprender, inserido nas mediações que concorrem para a formação integral.


O processo de aprendizagem pode ser definido, de forma sintética, como o modo com que os seres adquirem novos conhecimentos, desenvolvem competências e mudam o comportamento. Contudo, a complexidade desse processo dificilmente pode ser explicada apenas por meio de recortes do todo. Para nós, aprender é construir, priorizando o processo e as intervenções significativas do professor. Não se trata apenas de um aumento quantitativo de conhecimentos e informações, mas de uma mudança estrutural.

Pilares que sustentam a proposta pedagógica do IPUC

  • a aprendizagem acontece sempre e em todo lugar e essa atividade curiosa não pode ser limitada;
  • a aprendizagem não se constitui em um estoque de saberes, mas nas várias reestruturas de pensamento, com as quais compreendemos as coisas e o mundo em que vivemos;
  • o erro do aluno é, para o professor, um indício do caminho a ser desenvolvido para o ensino;
  • a aprendizagem significativa é aquela que faz sentido para o aluno, instiga novas descobertas, estimula questionamentos e demonstra transformação.